Custo da não Qualidade

O custo da não Qualidade tem sua origem em diversas fontes, seja na falha mecânica de uma máquina, quebras, sucatas de produtos não conformes, retrabalhos, matéria-prima não adequada e fora do especificado e a falta de pessoas capacitadas para tal processo.
Mas a cultura de um processo é para mim um ponto chave, em muitos casos acabamos se deparando com frases como estas.
- Conheço e domino meu processo!
Conhecer é muito importante para a definição da cultura local, mas o processo com o tempo se transforma, motivado por rotatividade de pessoas e neste ponto devemos além de padronizar o mais importante é viver este processo no dia a dia, ou seja, usar o diálogo com quem de fato opera e inspecionar, pois como se fosse o jeitinho brasileiro o processo de produção também vive isso, talvez por falta de adequações e melhorias.
- Sou altamente capacitado!
A capacitação deve ser encarada como necessária, mas isso não quer dizer que o profissional capacitado define a Qualidade final e seus custos, para isso devemos estar atento nas transformações do seu chão de fábrica, como disse anteriormente, todo o processo se transforma e neste caso, o profissional capacitado não é 100% capacitado na tradução do comportamento diário e futuro deste processo, devemos estar aliado ao acompanhamento de todo e qualquer desvio.
- Eu desenvolvi o processo e por isso conheço tudo!
Ter  a concepção de um projeto é ótimo, mas devemos aliar este potencial com a capacidade de como este projeto se comportará com o desgaste do tempo, por isso desenvolver é o começo, mas o domínio real deste vem com o tempo, porém o alerta sobre as causas devem ser constante.
Estes são alguns fatores que mantem o custo da não Qualidade vivo, por isso buscar a constante melhoria da Qualidade acaba refletindo custos menores e resultados melhores para seu produto e serviço.
Devo salientar que o custo da não Qualidade é um potencial de risco para todas as empresas de pequeno e grande porte, mas o custo da não Qualidade deve ser traduzido como o não atendimento a procedimentos, especificações, padrões, normas e demais fatores que existem, até mesmo uma instrução de trabalho mal elaborada ou  mal traduzida acaba originado este custo, por isso estar envolvido na causa raiz de cada etapa para mudar estes resultados,pensar em prevenção elimina ou diminui este custo.
Com isso menciono que cada processo ou produto tem suas particularidades e diferenciais, mas se você avaliar em sua grande maioria encontrará pessoas indicando fator humano como responsável por estas causa, mas e daí, eu invisto em alto em treinamentos e contratação de pessoas capacitadas e por isso quero ótimos resultado, mas lembre-se que as causas são diversas.
A meta é definir que o custo da não Qualidade nem sempre é que pensamos e sim, ele está diante de nós, assombrando nosso dia a dia, mas nem sempre queremos ver e admitir.
Padronizar seu formato de trabalho junto ao processo não é somente conhecer instrumentos de medição, normas, procedimentos e instrução de trabalho, e sim estar presente de maneira preventiva, pois como sempre digo, melhor prevenir do que remediar.

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