18/05/2012
Segundo estudo realizado pela Hay Group, empresa global de
consultoria de gestão de negócios, 70% dos casos de conflitos
hierárquicos são a razão do clima pesado nas organizações de trabalho,
além de ser também a causa de 28% dos piores resultados financeiros da
empresa. Lúcia Velasco, diretora da Velasco Consultoria Organizacional,
conta que além de alguns líderes serem desligados devido à falta de
habilidade em gestão de pessoas, a produtividade da empresa pode cair
significativamente quando os colaboradores se sentem desmotivados pela
falta de preparo de seus líderes. “Uma das alternativas para reverter o
problema são treinamentos específicos que trabalham no desenvolvimento
de habilidades e ferramentas para a gestão das pessoas ou da equipe”,
aponta Lúcia. O programa consiste em diversos módulos: Comunicação
Interpessoal, Liderança Situacional, Como Dar e Receber Feedback,
Comunicação Assertiva, Condução de Reunião, com adequações de acordo com
a necessidade da empresa e/ou público.
Os problemas
A falta de feedback e foco em pessoas e uma gestão baseada no
autoritarismo são situações que levam as organizações a contratarem
serviços de consultorias especializadas em desenvolvimento de liderança.
Luzia Fernandes, Consultora de Capital Humano de uma das empresas
atendidas pela Velasco, identificou alguns desses problemas relacionados
com a gestão no seu ambiente de trabalho. “A liderança despreparada
levava a um alto nível de absenteísmo (falta) e turnover
(desligamentos). Esses indicadores foram sendo monitorados pelas
entrevistas de desligamento e conversas com os funcionários”, conta
Luzia.
Resultados
Após investir na capacitação de líderes, é possível constatar uma
melhora no clima da organização, nos níveis de produtividade, na redução
de absenteísmo e turnover e na qualidade dos produtos oferecidos.
Segundo a Consultora de Capital Humano, após sua empresa ter aplicado o
treinamento de liderança, foi possível perceber maior tranquilidade nos
colaboradores, maior clareza na exposição de objetivos, além de
trabalhar de forma mais segura. “Sabemos que, hoje em dia, um forte
fator de retenção em uma empresa é a boa gestão. Os líderes precisam
aprender a exercer seu papel e, para isso, a instituição assume o papel
de promover esse desenvolvimento”, afirma Luzia Fernandes. Os resultados
são mensurados por indicadores e pela pesquisa de clima organizacional.
Lúcia Velasco ainda reforça que ao desenvolver o programa de
liderança, consequentemente a relação entre o cliente e fornecedor
interno da empresa também melhora, aprimorando a entrega do serviço que
impacta positivamente na qualidade do produto, satisfação do cliente e
resultados organizacionais.
Lúcia Velasco é Diretora da Velasco Consultoria Organizacional,
Graduada em Serviço Social, com Pós Graduação em Recursos Humanos,
Especialização em Psicodrama Pedagógico e Dinâmica dos Grupos. Formação
em Constelação Familiar e Organizacional, Qualificada pela Clark Wilson
Group, Green Belt 6 Sigma e Coaching. Desenvolveu sua carreira
profissional como executiva em Recursos Humanos nas empresas Eaton,
Unilever, Rhodia, Rhodiaco e GE.
http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=8285
Um forte abraço.
Márcio Almeida
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