O alargamento do
mercado é, na maioria dos casos, um processo imprescindível para a
sobrevivência da empresa, a prazo. A criação de uma identidade própria perante
o mercado (Marcas), a garantia perante terceiros dos atributos reconhecidos da
sua oferta (Certificação), e a defesa dos seus produtos relativamente à
concorrência (protecção do design e/ou modelos), são ferramentas
importantes para que a empresa opere com segurança no mercado
internacional.
Nesta óptica, a
Qualidade da oferta, está ligada ao grau de satisfação de requisitos,
objectivados num conjunto de características intrínsecas ao produto e/ou
serviços.
Sendo a gestão
da inovação passível de ser sistematizada e organizada, extrapolando o plano
tecnológico e abrangendo a organização e o marketing, podemos afirmar
que Inovação e Qualidade não podem ser dissociadas, e que a utilização da
própria normalização, aplicada à gestão, é, de per si, um factor que
potencia um desempenho inovador da empresa.
Confira
o documento do Comitê Brasileiro de Normalização (CNB) e
identifique como a normalização contribui para o acesso a mercados, promover o
bem estar da sociedade, o desenvolvimento sustentável, entre outros.
:: Leia o arquivo PDF, em
formato de história de quadrinhos. Normas técnicas: o que eu ganho com isso?
A importância das normas
técnicas para as MPE
Acesse a cartilha Inovação e Tecnologia, em estilo gibi,
produzida pela ABNT e Sebrae, que explica como as normas técnicas beneficiam as
micro e pequenas empresas (arquivo em pdf).
:: Leia também: Normas técnicas – por um futuro melhor
Conceito de
Norma
O objectivo da normalização
é o estabelecimento de soluções, por consenso das partes interessadas, de
utilização comum e repetida, para problemas reais ou potenciais, tendo em vista
a obtenção de uma optimização de processos e resultados.
Podemos definir
"Norma" como sendo um conjunto de regras, directrizes ou
características, estabelecidas por consenso e aprovadas por um Organismo de
Normalização reconhecido, aplicáveis numa actividade ou seus resultados
(produtos e/ou serviços).
De um modo
geral, as normas não são de aplicação obrigatória, mas, funcionam como garantia
dos atributos ou dos resultados de determinada actividade. Existem, no entanto,
algumas normas obrigatórias, com carácter coercivo, estabelecido através de lei
geral ou de referência exclusiva num regulamento.
As normas
harmonizadas ou equivalentes são aquelas que incidindo sobre o mesmo assunto,
são aprovadas por organismos com actividade normativa distinta. Estas normas,
asseguram a inter mutabilidade de produtos, processos ou serviços, ou o
entendimento mútuo dos resultados ou, ainda, das informações fornecidas, de
acordo com estas normas. Já as normas idênticas são aquelas que coincidem
quanto ao conteúdo e quanto à apresentação.
Acreditação e
Certificação
Entende-se por
"Acreditação" o procedimento através do qual, o Organismo Nacional de
Acreditação reconhece a competência técnica a uma entidade para executar
actividades específicas de avaliação da conformidade e passar o respectivo
certificado.
O Organismo de
Certificação ou Entidade Certificadora é uma entidade independente e
devidamente acreditada para realizar actividades de certificação de produtos,
serviços, sistemas de gestão, etc., num determinado âmbito, e segundo um ou
vários referenciais normativos.
A "Certificação
da Conformidade", é um documento, emitido de acordo com regras de um
sistema de certificação, que garante que um produto, processo ou serviço,
devidamente identificado, está em conformidade com uma norma ou outro documento
normativo específico aplicável.
Embora o
reconhecimento da competência e credibilidade dos Organismos de Certificação
seja fundamental para a sua actuação, a acreditação, com excepção de
determinadas áreas específicas, não é obrigatória.
1 Melhorar seus produtos ou serviços
A aplicação de
uma norma pode conduzir a uma melhora na qualidade de seus produtos ou
serviços. Resultando, certamente no aumento das vendas. Alta qualidade é sempre
uma poderosa proposta de venda. Consumidores são raramente tentados a comprar
mercadorias de qualidade questionável. Além disso, agregar qualidade a seu
produto ou serviço aumenta o nível de satisfação dos consumidores e é uma das
melhores formas de mantê-los.
2 Atrair novos
consumidores
Gerar a correta
percepção de seu negócio e seus produtos ou serviços é vital quando você quer
atrair novos consumidores. As normas são um caminho efetivo para convencer
potenciais consumidores de que você atende aos mais altos e amplamente
respeitados níveis de qualidade, segurança e confiabilidade.
3 Aumentar sua
margem de competitividade
O atendimento às
normas aumentará sua reputação de ter um negócio comprometido com a busca por
excelência. Isto pode lhe dar uma importante vantagem sobre os seus
concorrentes que não aplicam as normas – Auxiliando inclusive no ganho de
concorrências. Além do que, muitos consumidores em certos setores só comprarão
de fornecedores que podem demonstrar conformidade com determinadas normas.
4 Agregar
confiança ao seu negócio
Acreditar na qualidade
de seus produtos ou serviços é provavelmente uma das razões chave da
existência de consumidores para esses produtos ou serviços. Quando o consumidor
descobre que você utiliza normas há o aumento da confiança em seus produtos ou
serviços. Além do que, a utilização de certas normas (por exemplo,
ABNT NBR ISO 14001) pode ser muito bom para sua imagem.
5 Diminuir a possibilidade de erros
5 Diminuir a possibilidade de erros
Seguir uma norma
técnica implica em atender a especificações que foram analisadas e ensaiadas
por especialistas. Isso significa que você terá, provavelmente, menos gasto de
tempo e dinheiro com produtos que não tenham a qualidade e desempenho
desejáveis.
6 Reduzir seus
custos de negócio
A utilização de
uma norma pode reduzir suas despesas em pesquisas e em desenvolvimento, bem
como reduzir a necessidade de desenvolver peças ou ferramentas já disponíveis.
Além disto, a utilização de uma norma de sistema de gestão pode permitir a
dinamização de suas operações, tornando seu negócio muito mais eficiente e
rentável.
7 Tornar seus
produtos compatíveis
Aplicando as
normas pertinentes, pode-se assegurar que seus produtos ou serviços são
compatíveis com aqueles fabricados ou fornecidos por outros. Essa é uma das
mais efetivas formas de ampliar o seu mercado, em particular o de exportação.
8 Atender a
regulamentos técnicos
Diferentemente dos regulamentos técnicos, as normas são voluntárias. Não há obrigatoriedade em adotá-las. Entretanto, o atendimento a estas pode auxiliá-lo no cumprimento das suas obrigações legais relativas a determinados assuntos como segurança do produto e proteção ambiental. Haverá impossibilidade de vender seus produtos em alguns mercados a menos que estes atendam certos critérios de qualidade e segurança. Estar em conformidade com normas pode poupar tempo, esforço e despesas, lhe dando a tranqüilidade de estar de acordo com suas responsabilidades legais.
Diferentemente dos regulamentos técnicos, as normas são voluntárias. Não há obrigatoriedade em adotá-las. Entretanto, o atendimento a estas pode auxiliá-lo no cumprimento das suas obrigações legais relativas a determinados assuntos como segurança do produto e proteção ambiental. Haverá impossibilidade de vender seus produtos em alguns mercados a menos que estes atendam certos critérios de qualidade e segurança. Estar em conformidade com normas pode poupar tempo, esforço e despesas, lhe dando a tranqüilidade de estar de acordo com suas responsabilidades legais.
9 Facilitar a
exportação de seus produtos
A garantia de
que seus produtos atendem a normas, facilita a sua entrada no mercado externo, devido
á confiança gerada pela utilização de normas.
10 Aumentar suas
chances de sucesso
Incluir normas
como parte de sua estratégia de marketing, pode conferir a seu produto uma
enorme chance de sucesso. Isto porque – através de sua natureza colaborativa -
a normalização pode auxiliar na construção do conhecimento das necessidades de
mercado e dos consumidores. Iniciativas de negócios em mercados que utilizam
normas reconhecidas possuem maiores chances de sucesso.
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