A importância da normatização


O alargamento do mercado é, na maioria dos casos, um processo imprescindível para a sobrevivência da empresa, a prazo. A criação de uma identidade própria perante o mercado (Marcas), a garantia perante terceiros dos atributos reconhecidos da sua oferta (Certificação), e a defesa dos seus produtos relativamente à concorrência (protecção do design e/ou modelos), são ferramentas importantes para que a empresa opere com segurança no mercado internacional. 
  
Nesta óptica, a Qualidade da oferta, está ligada ao grau de satisfação de requisitos, objectivados num conjunto de características intrínsecas ao produto e/ou serviços.  

Sendo a gestão da inovação passível de ser sistematizada e organizada, extrapolando o plano tecnológico e abrangendo a organização e o marketing, podemos afirmar que Inovação e Qualidade não podem ser dissociadas, e que a utilização da própria normalização, aplicada à gestão, é, de per si, um factor que potencia um desempenho inovador da empresa.

 Confira o documento do Comitê Brasileiro de Normalização (CNB) e identifique como a normalização contribui para o acesso a mercados, promover o bem estar da sociedade, o desenvolvimento sustentável, entre outros.

:: Leia o arquivo PDF, em formato de história de quadrinhos. Normas técnicas: o que eu ganho com isso?   

A importância das normas técnicas para as MPE

Acesse a cartilha Inovação e Tecnologia, em estilo gibi, produzida pela ABNT e Sebrae, que explica como as normas técnicas beneficiam as micro e pequenas empresas (arquivo em pdf).

 

Conceito de Norma
  
O objectivo da normalização é o estabelecimento de soluções, por consenso das partes interessadas, de utilização comum e repetida, para problemas reais ou potenciais, tendo em vista a obtenção de uma optimização de processos e resultados. 

Podemos definir "Norma" como sendo um conjunto de regras, directrizes ou características, estabelecidas por consenso e aprovadas por um Organismo de Normalização reconhecido, aplicáveis numa actividade ou seus resultados (produtos e/ou serviços). 
 
De um modo geral, as normas não são de aplicação obrigatória, mas, funcionam como garantia dos atributos ou dos resultados de determinada actividade. Existem, no entanto, algumas normas obrigatórias, com carácter coercivo, estabelecido através de lei geral ou de referência exclusiva num regulamento. 
 
As normas harmonizadas ou equivalentes são aquelas que incidindo sobre o mesmo assunto, são aprovadas por organismos com actividade normativa distinta. Estas normas, asseguram a inter mutabilidade de produtos, processos ou serviços, ou o entendimento mútuo dos resultados ou, ainda, das informações fornecidas, de acordo com estas normas. Já as normas idênticas são aquelas que coincidem quanto ao conteúdo e quanto à apresentação.

  
Acreditação e Certificação

Entende-se por "Acreditação" o procedimento através do qual, o Organismo Nacional de Acreditação reconhece a competência técnica a uma entidade para executar actividades específicas de avaliação da conformidade e passar o respectivo certificado.

O Organismo de Certificação ou Entidade Certificadora é uma entidade independente e devidamente acreditada para realizar actividades de certificação de produtos, serviços, sistemas de gestão, etc., num determinado âmbito, e segundo um ou vários referenciais normativos.
  
A "Certificação da Conformidade", é um documento, emitido de acordo com regras de um sistema de certificação, que garante que um produto, processo ou serviço, devidamente identificado, está em conformidade com uma norma ou outro documento normativo específico aplicável.

Embora o reconhecimento da competência e credibilidade dos Organismos de Certificação seja fundamental para a sua actuação, a acreditação, com excepção de determinadas áreas específicas, não é obrigatória.

1 Melhorar seus produtos ou serviços
A aplicação de uma norma pode conduzir a uma melhora na qualidade de seus produtos ou serviços. Resultando, certamente no aumento das vendas. Alta qualidade é sempre uma poderosa proposta de venda. Consumidores são raramente tentados a comprar mercadorias de qualidade questionável. Além disso, agregar qualidade a seu produto ou serviço aumenta o nível de satisfação dos consumidores e é uma das melhores formas de mantê-los.
2 Atrair novos consumidores
Gerar a correta percepção de seu negócio e seus produtos ou serviços é vital quando você quer atrair novos consumidores. As normas são um caminho efetivo para convencer potenciais consumidores de que você atende aos mais altos e amplamente respeitados níveis de qualidade, segurança e confiabilidade.
3 Aumentar sua margem de competitividade
O atendimento às normas aumentará sua reputação de ter um negócio comprometido com a busca por excelência. Isto pode lhe dar uma importante vantagem sobre os seus concorrentes que não aplicam as normas – Auxiliando inclusive no ganho de concorrências. Além do que, muitos consumidores em certos setores só comprarão de fornecedores que podem demonstrar conformidade com determinadas normas.
4 Agregar confiança ao seu negócio
Acreditar na qualidade de seus produtos ou serviços é provavelmente uma das razões chave da existência de consumidores para esses produtos ou serviços. Quando o consumidor descobre que você utiliza normas há o aumento da confiança em seus produtos ou serviços. Além do que, a utilização de certas normas (por exemplo, ABNT NBR ISO 14001) pode ser muito bom para sua imagem.


5 Diminuir a possibilidade de erros
Seguir uma norma técnica implica em atender a especificações que foram analisadas e ensaiadas por especialistas. Isso significa que você terá, provavelmente, menos gasto de tempo e dinheiro com produtos que não tenham a qualidade e desempenho desejáveis.
6 Reduzir seus custos de negócio
A utilização de uma norma pode reduzir suas despesas em pesquisas e em desenvolvimento, bem como reduzir a necessidade de desenvolver peças ou ferramentas já disponíveis. Além disto, a utilização de uma norma de sistema de gestão pode permitir a dinamização de suas operações, tornando seu negócio muito mais eficiente e rentável.
7 Tornar seus produtos compatíveis
Aplicando as normas pertinentes, pode-se assegurar que seus produtos ou serviços são compatíveis com aqueles fabricados ou fornecidos por outros. Essa é uma das mais efetivas formas de ampliar o seu mercado, em particular o de exportação.
8 Atender a regulamentos técnicos

Diferentemente dos regulamentos técnicos, as normas são voluntárias. Não há obrigatoriedade em adotá-las. Entretanto, o atendimento a estas pode auxiliá-lo no cumprimento das suas obrigações legais relativas a determinados assuntos como segurança do produto e proteção ambiental. Haverá impossibilidade de vender seus produtos em alguns mercados a menos que estes atendam certos critérios de qualidade e segurança. Estar em conformidade com normas pode poupar tempo, esforço e despesas, lhe dando a tranqüilidade de estar de acordo com suas responsabilidades legais.
9 Facilitar a exportação de seus produtos
A garantia de que seus produtos atendem a normas, facilita a sua entrada no mercado externo, devido á confiança gerada pela utilização de normas.
10 Aumentar suas chances de sucesso
Incluir normas como parte de sua estratégia de marketing, pode conferir a seu produto uma enorme chance de sucesso. Isto porque – através de sua natureza colaborativa - a normalização pode auxiliar na construção do conhecimento das necessidades de mercado e dos consumidores. Iniciativas de negócios em mercados que utilizam normas reconhecidas possuem maiores chances de sucesso.


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