Não conformidade


 Uma não conformidade é uma não satisfação de uma necessidade ou expectativa expressa, geralmente implícita ou obrigatória.
Uma não conformidade pode ser classificada por processo, procedimento e indicador.
Numa organização, os processos são normalmente planeados e executados sob condições controladas de modo a acrescentar valor. Entende-se por processo, um conjunto de actividades interrelacionadas e interactuantes que transformam entradas em saídas.
Um procedimento é um modo especificado de realizar uma atividade ou um processo.
Uma entrega atrasada. Um produto defeituoso. Um material fora da especificação. Uma jantar mal servido. Dormir numa reunião. Perder a competitividade.


Não-Conformidade é qualquer fato que se apresenta não-conforme o esperado.


Devemos entender então que o ideal seria a inexistência de não conformidades?
Absolutamente não!


Pelo contrário, devemos sim, reconhecer e entender que praticamente todo progresso, toda invenção, toda melhoria, são conseqüentes de não-conformidades!
Não-conformidades são alertas de problemas. Não-conformidades são avisos de necessidade de correções – avisos de oportunidades de melhoria!
Quem assimila bem este conceito adquire postura e conduta que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, ou até entre o sofrimento e a felicidade!


Então quanto mais não-conformidades melhor?
Claro que também absolutamente não.


Qual o ideal então?
É não deixar de perceber nenhuma não-conformidade. Mais ainda, o ideal é não deixar de perceber nenhum “risco” de não-conformidade – as quase-não-conformidades.


Como fazer isso na prática, na empresa?


Compreendendo bem o conceito, a atenção para o assunto, para as oportunidades de melhoria, é praticamente automática.
Para assegurar e disseminar essa conduta numa empresa, o ideal é implantá-la na forma de um procedimento.Determinar que toda não-conformidade seja registrada. Preferencialmente por escrito. De alguma forma sistematizada, padronizada. De maneira a se prestar adequadamente às suas legítimas finalidades em relação aos problemas e correspondentes oportunidades de melhoria: caracterização, classificação, controles de freqüência e evolução, análise e identificação de causas, determinação de ações, acompanhamento, histórico, etc.
A ênfase maior deve ser na formação do conceito. Compreender que o processo de percepção e tratamento de não-conformidades oferece um potencial muito grande de oportunidades. Compreender que é uma das fases principais do PDCA. Compreender que kaizen não existe sem atenção para não-conformidades. Que o registro e tratamento de não-conformidades é requisito de qualquer Sistema de Qualidade. Que o registro e tratamento de não-conformidades é condição para certificações de processo como as referentes à ISO9000.
Compreender que as quase-não-conformidades são tão ou mais importantes que as não-conformidades. Perceber e tratar quase-não-conformidades é prevenção, proatividade, antecipação e maximização de melhorias – caminho certo para a busca contínua da excelência.


Compreendido o conceito, determinados e esclarecidos os objetivos, um simples formulário contendo os campos determinados geralmente é o necessário e suficiente para assegurar o processo – e o seu sucesso.


O formulário abaixo é um mero exemplo. É adequado e suficiente para muitos casos, de maneira geral. Mas, você pode, ou deve, desenhar e personalizar o seu próprio formulário.

Muito se fala no desenvolvimento de ações através de metodologias envolvidas para tratar problemas que ocorrem com certa frequência no dia a dia de uma empresa, mas pare para pensar quando se fala em causa raiz de um problema, será que é tão complicado assim? Ou talvez não queremos nos envolver?
Imagine cuidar de uma planta todos os dias, com adubo e agua, automaticamente estamos praticando a ação preventiva sobre tal situação, onde nosso foco é “não deixar a planta morrer” e por isso temos como padrão a saúde da mesma.
Quando deixamos de regar ou adubar esta planta, começamos então o desvio de um comportamento deste processo que não atende certa regra que é a saúde da planta.
Logo a planta enfraquece, então corremos para adubar e regar a mesma, mas nem sempre esta ação será a ideal para corrigir o problema, pois a planta já está fraca.
Então onde está a causa raiz do problema?
Se pensar que o problema foi à falta de adubo e agua, você está correto, mas se procurarmos um estudo mais afinado no problema encontraremos outras causas para este efeito.
  • Excesso de agua;
  • Adubo incorreto para planta;
  • Frequência de regar não existe;
  • Tamanho do vazo inadequado;
  • Vazo da planta furado, a agua não permanece no local.
Pois ai que se encontra o problema principal, devemos então agir na solução efetiva que elimine o problema e não apenas esconder a causa.
Esconder a causa de um problema nem sempre esta ligado a intenção e sim a falta de uma avaliação mais critica sobre um situação.
O efeito de uma causa sempre estará relacionado no potencial de solução, se esta ação não for o ideal para tal problema, podemos em muitos casos apenas mascarar e manter seu fator de risco muito maior do que anteriormente.
Não conformidade é o não atendimento de um requisito ou especificação de normas, desenhos ou cliente, por isso avaliar antes do que simplesmente afirmar é o mais ideal.


Sucessos!
SGQ-F-007-0 -Relatório de não Conformidade NÃO CONFORMIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário