O que é SASSMAQ? SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE



O que é? O objetivo do SASSMAQ é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O Sistema, lançado pela Abiquim em maio de 2001, foi dirigido inicialmente ao modal rodoviário de transporte de cargas. Atualmente o SASSMAQ encontra-se na revisão 2005, a qual deve ser aplicada quando da implementação do Sistema e auditada a partir de Janeiro de 2006.

O SASSMAQ está sendo gradativamente ampliado para abranger todos os modais de transporte, bem como os terminais de armazenagem.

Os requisitos do SASSMAQ são aplicáveis a Transportadoras ou Empresas de Logísticas que distribuem produtos químicos, perigosos ou não, considerando carga líquida, granel ou embalados. O Sistema visa estruturar um Gerenciamento preventivo, sempre focado em melhoria, que possa direcionar a Empresa para a excelência na condução do seu negócio e resultado, refletindo na maior Qualidade, Segurança e Responsabilidade dos serviços prestados no segmento de transporte e distribuição. Também objetiva aperfeiçoar o processo de avaliação destas empresas de forma que elas, cada vez mais, atendam aos padrões técnicos desejados pela indústria química, reduzindo ao mínimo os riscos provenientes nas operações de transporte e distribuição.

Quem se beneficia? O SASSMAQ traz benefícios não somente para a Empresa -Transportadora e/ou de Logística que implementa o Sistema, mas também para todos os Clientes diretos vinculados às atividades químicas (Indústria Química, por exemplo), assim como também para outros Clientes, os quais utilizarão serviços de logística ou transporte de uma Empresa Certificada com um Sistema diferenciado para garantir a Segurança, Qualidade e as providências relacionadas ao Meio Ambiente.
Quais as vantagens competitivas? O SASSMAQ traz, como grande vantagem, o fortalecimento dos seguintes pontos: - Demonstração da conformidade com os requisitos legais, de saúde, segurança e qualidade; - Atendimento dos requisitos definidos pela Indústria Química para o setor logístico; - Redução de custos em função da melhoria na gestão do negócio; - Minimização dos potenciais riscos de acidentes.O que podemos constatar, inclusive decorrente da própria orientação da Abiquim é que a tendência de Certificação dos Prestadores de Serviços de Transporte e/ou de Logística para atendimento das Indústrias Químicas será cada vez maior, inclusive com prazos limites e condicionantes para estabelecimento ou renovação de contratos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário