Seis Sigma ou Six Sigma



Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.  Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes.
Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
O princípio fundamental do Seis Sigma é o de reduzir de forma contínua a variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua forma mais tradicional, isto é, a simples conformidade com normas e requisitos da organização. Ele a define como o valor agregado por um amplo esforço de produção com a finalidade de atingir objetivos definidos na estratégia organizacional.
Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma tem a finalidade de aumentar a participação de mercado, reduzir custos e otimizar as operações da empresa que o utiliza.
O Seis Sigma é muitas vezes compreendido como panacéia geral, mas é na realidade uma solução ótima de médio e longo prazos, e se aplicado com seriedade (sem falsas expectativas). Neste aspecto muitas empresas têm tido sucesso em sua aplicação e obtenção de resultados, e tantas outras têm falhado, o que não deprecia a filosofia em si mas sim a forma e determinação como a mesma foi implementada.
Conceito do Modelo dos Seis Sigma
Seis Sigma é um modelo de gestão da qualidade, inicialmente desenvolvido e implementado pela Motorola em 1986 e baseado nos trabalhos estatísticos de Joseph Juran. O modelo e que fornece um conjunto de ferramentas destinadas a melhorar a capacidade dos processos de negócio das empresas. O termo sigma é um símbolo grego utilizado estatisticamente para medir desvios dos processos relativamente ao óptimo.
A ideia central do modelo é a de que se é possível medir a quantidade de defeitos em determinado processo, então também é possível de uma forma sistemática como é que estes podem ser eliminados, aproximando-nos do "zero-defeitos". Trata-se, portanto de uma metodologia que se concentra na prevenção de defeitos através da utilização de ferramentas estatísticas, sendo aplicável a qualquer processo dentro da organização.

Participantes no Processo de Implementação
Apesar de se tratar de um modelo que implica o desdobramento a toda a organização, para a implementação deste modelo é necessária a criação de uma estrutura humana, da qual fazem parte os seguintes grupo:
- Alta Direção: Estabelece objetivos a atingir, cria a infraestrutura organizacional necessária, seleciona os projeto e as equipas para os executar, presta o apoio necessário e faz o acompanhamento durante as fases do projeto.
- Campeão: É um membro da gestão de topo responsável pela logística e aspectos do negócio do programa. Oferece a sua capacidade de gestão, liderança, apoio e guia ao grupo dos Cinturões Negros.
- Cinturões Negros: São os líderes da equipa responsável pela medição, análise, melhoria e controlo dos processos que influenciam a satisfação do cliente e o crescimento da produtividade.
- Cinturões Verdes: São os indivíduos que apoiam a implementação e aplicação das ferramentas Seis Sigma, através da participação em equipas de projeto.
- Mestre Cinturão Negro: É o professor e mentor dos Cinturões Negros. Oferece apoio, revê projetos e leva a cabo projetos de larga escala. Atual como consultor interno, formador e perito.

Fases de Implementação do Projeto
A Metodologia Seis Sigma inclui o uso de um conjunto de ferramentas que devem ser implementadas de acordo com uma metodologia sistemática e orientada para o projeto, através de um ciclo composto pelas seguintes fases, nomeadamente:
1. Definição
A aplicação da metodologia inicia-se com um exame dos aspectos relacionados com um problema específico ou um conjunto de processos, envolvendo as seguintes actividades:
. Identificação dos possíveis projectos a executar.
. Avaliação dos projectos.
. Selecção do projecto (com base no critério "o Custo da Não Qualidade").
. Preparação da Missão do projecto.
. Selecção da Equipa e Início do trabalho.
2. Medição
O objectivo desta fase é identificar e documentar os parâmetros do processo  que afectam o seu funcionamento e as características do produto  críticas para o cliente.
. Dar Início à Caracterização do Processo.
. Planeamento da recolha de dados.
. Validação do sistema de medida.
. Medição da capacidade do processo.
3. Análise
Concluída a fase da medição pode agora determinar-se que variáveis têm um impacto mais provável nos atributos mais importantes para o Cliente.
. Recolha e Análise de Dados.
. Desenvolvimento e validação de hipóteses sobre as fontes de variação e as relações causa-efeito.
. Confirmação dos determinantes do funcionamento do processo.
4. Melhoria
. Planeamento das experiências (o chamado DOE (Design Of Experiments).
. Realização das experiências para identificar os determinantes críticos.
. Realização das experiências para determinar o modelo matemático de funcionamento do processo.
. Optimização do funcionamento do processo, utilizando técnicas tais como os métodos de superfície de resposta e operação evolutiva (EVOP).
5. Controle
. Concepção dos controles e documentação das melhorias do processo.
. Validação do sistema de medida.
. Determinação da capacidade do processo.
. Implementação e realização do acompanhamento.

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