As normas
ISO estabelecem os requisitos mínimos de garantia da qualidade que permitem a
autoavaliação nas organizações. A versão ISO 9000 se refere a qualidade geral e
a ISO 14000 trata da qualidade e o meio ambiente. A certificação de um sistema
da qualidade é o reconhecimento de que a organização possui um sistema de
gestão adequado, com um processo de melhoria continua de suas operações. Além
disso, permite acesso a novos mercados, facilitando o atendimento às exigências
de qualidade.
A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que
deve ser feito para estabelecer um sistema de gestão ambiental efetivo. A norma
é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da
rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a
organização.
A implantação de um sistema de
gestão ambiental compreende as seguintes etapas:
·Identificação
dos aspectos do negócio que impactam o meio ambiente;
·Compreensão
da legislação ambiental relevante à situação específica da organização;
·Preparação
de um plano de melhorias e um programa de gestão para atingi-los, com análises
críticas regulares para melhoria contínua.
·Impactos
ambientais estão se tornando um tema cada vez mais importante no mundo, com
pressões para minimizar esse impacto oriundas de uma série de fontes:
autoridades governamentais nacionais e internacionais, agências reguladoras,
associações comerciais, clientes, colaboradores e acionistas. As pressões
sociais também aumentam em função da crescente gama de partes interessadas,
tais como órgãos de defesa do consumidor, organizações não governamentais de
minorias (ONGs) e universidades.
Política ambiental – a organização deve elaborar uma política
ambiental que represente seus produtos e serviços, que seja divulgada entre os
funcionários e a comunidade, e que a alta direção demonstre que está
comprometida com o seu cumprimento.
Objetivos e metas – a organização deve definir
objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento de sua política
ambiental. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais com
respeito aos resíduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Também deve
considerar exigências legais e outros aspectos inerentes ao próprio negócio.
Programa de gestão ambiental – a organização deve ter um
programa estruturado com responsáveis pela coordenação e implementação de ações
que cumpram o que foi estabelecido na política ambiental e as exigências
legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de
novos produtos e novos processos. Este programa deve, inclusive, prever ações
contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos
emergenciais.
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