Ferramentas usadas na Gestão


As ferramentas administrativas são técnicas da gestão de uma empresa que possuem como objetivo auxiliar na tomada de decisões dentro de uma organização. Elas podem ajudar no momento de analisar problemas e achar soluções ou então no planejamento e gestão de projetos. Tudo dependerá da necessidade existente no momento.
É importante ainda dizer que não basta simplesmente conhecer todas as ferramentas, mas é essencial que se saiba decidir onde e quando cada uma deve ser utilizada. Isso nos leva a perceber que embora todas as ferramentas sejam importantes, se não forem utilizadas no momento certo e para o problema exato, não apresentarão os resultados esperados.

Quais são as ferramentas administrativas

Difícil citar todas as ferramentas administrativas que podem ser utilizadas na gestão das empresas porque constantemente há o surgimento de novas técnicas que são criadas com o objetivo de melhorar ainda mais a gestão empresarial. Mas existem aquelas mais utilizadas e outras nem tanto conhecidas (mas importantes) que podem ser classificadas em:

Ferramentas administrativas para identificar, observar, analisar e buscar soluções para problemas/desafios:

  • Brainstorming
  • Carta de capacidade de processo
  • Carta de controle
  • Carta de tendência
  • Coleta de dados/Estratificação
  • Diagrama ou gráfico de Pareto
  • Diagrama causa-efeito
  • Diagrama de dispersão
  • Folha de verificação
  • Histograma
  • Índice de Nihans
  • Matriz B.A.S.I.C.O
  • Matriz GUT
  • Matriz trade-off
  • Q de Yule
  • TNG (Técnica Nominal de Grupo)

Ferramentas administrativas para planejar, comunicar e desdobrar projetos:

  • Diagrama Árvore
  • Diagrama de afinidades
  • Diagrama de inter-relacionamentos
  • Diagrama de rede de atividades
  • Diagrama Matriz
  • Diagrama PERT/COM
  • Gráfico do processo de decisão (PDPC)
  • Matriz de definição de causa
  • MASP
  • PDCA
  • Planilha 5W2H
  • Padronização ou fluxograma
  • PPO (Procedimento Padrão Operacional)

Utilização e importância das ferramentas administrativas

Depois de conhecer todas as ferramentas existentes (pelo menos por nome) é importante saber que elas não possuem simplesmente uma única utilidade e por isso podem ser utilizadas tanto na identificação do problema como no planejamento de um novo projeto. Tudo irá depender da análise que fará para ver qual a ferramenta administrativa mais viável.
A importância de saber utilizar a ferramenta correta, no momento certo e de maneira adequada é o que define as chances de sucesso de sua utilização. Isso quer dizer que se utilizar a ferramenta errada na detecção de um problema não significa que terá um problema maior (em alguns casos), mas que os resultados obtidos não serão os mesmos se tivesse utilizado a ferramenta correta. E se tempo significa dinheiro e todos querem ganhar mais dinheiro, vale a pena conhecer todas as ferramentas administrativas e saber utilizá-las no momento correto em sua organização.
Nesta sessão, vamos conhecer todas estas ferramentas citadas e muitas outras que podem ajudá-lo na administração do seu negócio próprio para que você aprenda como usar cada uma da forma correta.
Então fique de olho nos próximos artigos para ganhar muito mais dinheiro com o seu negócio próprio!

E você já fez uso de alguma ferramenta administrativa? O que achou?

Caso você queira se aprofundar na usabilidade dessas ferramentas relatadas acima, eu sugiro que você olhe outras postagens de ferramentas da qualidade neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário