Líderes ou Robôs?


Digitamos no Google a palavra Liderança, e milhões de opções surgem na tela, dentre elas, vários artigos definindo a liderança, como ser um bom líder, como se tornar um líder em sua família e trabalho, enfim, várias cartilhas aparecem nos mostrando como se cria uma liderança, em especial nas organizações. Mas será que isso tudo é válido?
Percebo que na Administração Moderna é muito comum a criação de modelos. É modelo de gestor. Modelo de líder. Modelo de projeto. Modelo de CEO. Para tudo se inventa um modelo e o pior, as pessoas compram! Deixo claro que não sou contra a inspiração e sim a cópia. Empresários e administradores buscam o sucesso a qualquer preço e para tanto tentam fazer igual, imitam e geralmente não obtêm êxito.
O nome do momento é Eike Batista, o homem mais rico do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele virou o modelo de empreendedor. Todos o copiam! Todos querem ser igual a ele! Se você quer ser rico, imite Eike Batista! O problema é que as pessoas não entendem que ele teve sua história de vida, suas particularidades, erros e sucessos, mas não é perfeito. Serve como inspiração? Sim, mas não como cópia.
Li um artigo na internet que dizia conter os 12 segredos para uma liderança eficaz. Ensinava como o ser humano deve se comportar para alcançar o sucesso dentro da empresa. Pergunto: Será que isso existe mesmo? Será que vale a pena deixar de ser eu mesmo para me tornar alguém criado, inventado? Penso que não.
Cada vez mais nos tornamos máquinas, robôs. Agimos em função dos outros, fazemos cursos que nos indicam e não o que queremos. Não pensamos mais em amizades e sim em relacionamentos. Damos bom dia e boa tarde, não porque somos educados e sim porque queremos ser bem vistos pelos colegas de trabalho, porque um “verdadeiro líder” age dessa forma. Estamos deixando de lado a criatividade, a liberdade, o carisma, para nos tornamos robôs, dizendo as mesmas frases, tentando ser agradável com todos, enfiados num modelo de administração e liderança.

Um comentário:

  1. Parabéns! Poucos compartilham essa visão crítica quanto as " receitas" de sucesso.
    Em tempo: Eike Batista afundou. Grande abraço. Aristeu Silveira

    ResponderExcluir