Qualquer organização, pequena ou grande,
constitui um sistema no qual coexistem e interagem entidades
(fornecedores, clientes, funcionários, produtos/serviços) e funções
básicas (produção, marketing e vendas, contabilidade e finanças, recursos
humanos). Cada uma destas funções/departamentos implicam múltiplos
processos de negócio, que viabilizam determinado resultado. Entretanto,
para que o sucesso da organização seja possível, deve haver uma boa gestão
dos seus processos de negócio.
É necessário ainda identificar e planejar
adequadamente essas tarefas, determinar a sua prioridade e descrever os
respectivos procedimentos a fim de evitar perda de tempo, repetição de
tarefas, desmotivação e queda de produtividade. É importante perceber que
os processos são horizontais, envolvem toda a organização e devem
funcionar alinhadamente uns aos outros e em relação a toda a estrutura
organizacional, pois somente desta forma será possível atingir os
objetivos de eficácia nos resultados, eficiência dos recursos e criação de
valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário