Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP) / Processo de Aprovação de Peças (PPAP)


O APQP é um processo desenvolvido no final dos anos 80 por uma comissão de experts das três maiores indústrias automobilísticas: Ford, General Motors e Chrysler. Essa comissão investiu cinco anos para analisar o então corrente estado de desenvolvimento e produção automotivo nos Estados Unidos, Europa e especialmente no Japão.

Atualmente, o APQP é utilizado por estas três companhias e suas filiais. Os requisitos para seus fornecedores são seguir os procedimentos e técnicas do APQP, serem auditados e certificados para a norma TS16949.
O APQP - Advance Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - é uma estrutura de procedimentos e técnicas usadas para gerenciar a qualidade no desenvolvimento de produtos.

Este processo foi criado como um sistema para desenvolvimento de produtos pela General Motors, Ford, Chrysler e seus fornecedores.
De acordo com a AIAG (Automotive Industry Action Group), o propósito do APQP é:
"Elaborar um plano de qualidade para acompanhar o desenvolvimento do produto ou serviço, que satisfaça o consumidor."

O proceso APQP é definido pelo Manual APQP da AIAG (Automotive Industry Action Group), o qual é parte de uma série de documentos relacionados, atualizados e publicados pela AIAG. A base para a criação do processo de Plano de Controle é o Manual da APQP. Os manuais incluem:
A AIAG (Automotive Industry Action Group) é uma associação sem fins lucrativos da indústria automativa, fundada em 1982.
O APQP serve como um guia no processo de desenvolvimento e também como um padrão para compartilhar resultados entre fornecedores e companhias. São especificadas três fases: Desenvolvimento, Industrialização e Lançamento do Produto. Além destas, existem 23 tópicos principais a serem monitorados, os quais devem ser completados antes do início da produção. Aspectos como testes, processo de produção e especificações de design, padrões de inspeção de qualidade, capacidade de processos, produção, embalagem, testes de produção e planejamento de treinamento para operadores, entre outros.
O APQP:
1) Têm como foco:
  • Planejamento da qualidade;
  • Determinar se os consumidores estão satisfeitos, avaliando a melhoria contínua.
2) Consiste de cinco fases:
  • Planejamento e Programa de Definição;
  • Projeto de Produto e Verificação de Desenvolvimento;
  • Projeto de Processo e Verificação de Desenvolvimento;
  • Validação de Processo e Produto;
  • Lançamento, Feedback, Ações Corretivas e de Avaliação.
3) Consiste em cinco atividades principais;
  • Planejamento;
  • Projeto de Produto e Desenvolvimento;
  • Projeto de Processo e Desenvolvimento;
  • Validação de Processo e Produto;
  • Produção.
4) Contêm sete elementos principais:
  • Compreensão da necessidade do consumidor;
  • Feedback corretivo e ações corretivos;
  • Projetar dentro das capacidades do processo.
  • Análise e tratamento de falhas;
  • Verificação e Validação;
  • Revisão de Projeto;
  • Controles especiais/características críticas.
     Controle da documentação do PPAP:
  • Padronização no desenvolvimento e controle dos projetos.
  • Padronização e impressão de toda documentação.
  • Rede de informações originadas em outros ambientes.
  • Armazenamento das informações por meio de cadastros, que podem ser impressos de acordo com a necessidade.
  • Auxílio nas definições QS 9000, ISO TS 16949.
  • Auxílio no controle  dos projetos das peças/ produtos.
  • Agilidade na recuperações da informação.
  • Segurança das informações através de acessos controlados.
Basicamente, as fases do APQP são planejamento e definições; projeto e desenvolvimento do produto e do processo; validação do produto e do processo;  feedbacks, avaliação e ação corretiva.
As funcionalidades do Protheus 10, relacionadas a este processo, são as seguintes:
      APQP/PPAP
  • Equipe multifuncional.
  • Cronograma.
  • FMEA (processo / projeto).
  • Viabilidade.
  • Diagrama de fluxo.
  • Plano de controle.
           R&R
  • Capabilidade.
  • Ensaios dimensionais de material e de desempenho.
  • Aprovação de aparência.
  • Certificado de submissão.
  • Sumário/ aprovação.
  • Check-list A1-A8/ Material a granel.
  • VDA (Mercedez Benz, BMW e Volkswagen).
  • PSA (Peugeot, Citroën).
  • Aprovação interina.
  • Emissão do PPAP completo.
  • Gráficos de capabilidade.
  • Gráficos de Gantt.
  • Certificação da peça.
  • Exclusão de todo PPAP, utilizando também para simulações.
  • Duplicação do PPAP, auxiliando nos projetos de peças com as mesmas especificações.
  • Geração de revisão da documentação.
Panéis de Gestão
Disponibilização de informações importantes que agilizarão a tomada de decisões e as ações estratégicas da companhia.

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