- Informações documentadas para a realização de uma ação. Este conhecimento pode ter sido fruto de um desenvolvimento teórico ou de uma experiência prática (ex.: descrição de uma filosofia de trabalho – Just in Time, descrição de um método / roteiro de cálculo de uma estrutura, etc); São esses os conhecimentos sistematizados por esta página.
- Informações descritivas sobre recursos necessários para a realização de uma ação (ex.: manual de um equipamento);
- Objetos resultantes da aplicação de um conhecimento, que contém informações intrínsecas sobre decisões tomadas (ex.: um desenho de uma peça, uma base de dados de um sistema, etc). Tácito: conjunto de conhecimentos representados pelas habilidades pessoais, que podem ter sido adquiridos através de um estudo formal ou experiência prática. Este conhecimento é difícil de ser formalizado.
Objetivo desta página
Sistematizar os conhecimentos úteis para atualização de pessoas que lidam com empresas de manufatura, seja como empresário, empregado, estudante ou fornecedor de serviços. Esta sistematização procurou ser abrangente, oferecendo uma visão geral resumida sobre os conceitos básicos de cada conhecimento. Não se procurou "pasteurizar" os conhecimentos e sim organizá-los para que um visitante possa, a partir da visão geral, buscar um maior aprofundamento consultando as informações adicionais listadas.
O que é conhecimento?"Conhecimento é uma composição de experiências, valores, informação contextualizada e idéias de especialistas que resulta em uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Origina-se e aplica-se na mente das pessoas. Nas organizações, está frequentemente envolvido, não somente nos documentos ou arquivos, mas também nas rotinas, processos, práticas e normas organizacionais ... O conhecimento deriva de informações (que por sua vez deriva de dados), havendo necessidade de total envolvimento humano para que essa derivação ocorra" (extraído de T.H. Davenport & L.Prusak "Working Knowledge", Harvard Business School Press, 1998).
Tipos de conhecimento
Explícito: conjunto de conhecimentos que podem ser formalizados. Eles podem estar relacionados com:
Outros conhecimentos relacionados com Desenvolvimento de Produtos
Os conhecimentos listados relacionam-se praticamente como todos os tipos de produtos. Existem conhecimentos específicos para produtos mecânicos, eletrônicos, mecatrônicos, ópticos, , etc.. , que serão sistematizados em uma segunda fase. Os conhecimentos básicos relacionados com os acima listados estão sendo sistematizados e farão parte desta página no futuro.
Classificação adotada
Conceitos / Filosofias : São os conhecimentos mais amplos que servem para criar um embasamento teórico e fornecer diretrizes para a implantação dos métodos, técnicas, sistemas, ferramentas e soluções abaixo listadas.
Técnicas / Métodos : São conhecimentos não tão abrangentes como os conceitos e filosofias e normalmente são estruturados em passos, ou relacionados com algo específico, para atingir um determinado objetivo. Muitas vezes eles relacionam-se com os conceitos e filosofias listados, podendo até ser classificados como tal. Por exemplo DFMA pode ser classificado como um conceito.
Ferramentas / Sistemas: São conhecimentos relacionados com produtos comerciais, que podem ser utilizados no processo de desenvolvimento de produtos. Normalmente, uma ferramenta está associada a um conceito e/ou método. Assim, quando um tipo de ferramenta/sistema for apresentado, os conceitos e/ou métodos relacionado são também discutidos.
Informações para se tornar um colaborador/crítico
Se você desejar:
ser responsável por algum dos conhecimentos abaixo listados (principalmente aqueles que estão sendo sistematizados); ser somente cadastrado como um especialista sobre algum dos conhecimentos; acrescentar alguma informação adicional sobre qualquer conhecimento (uma bibliografia, site relacionado, nome de especialista, empresa fornecedora, etc..); ou simplesmente criticar o que está escrito.
Responsável por um conhecimento é
aquela pessoa que escreve o texto resumo sobre o conhecimento (vide páginas de
conhecimento a partir das tabelas acima) e também analisa e aprova as informações
adicionais listadas em cada página
Especialista é uma pessoa que pode
fornecer informações adicionais, ou mesmo serviços, relacionados com os respectivos
conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário