Administração da produção e operações





Atualmente com a globalização e mudanças constantes em todo o mercado, os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando por produtos e serviços com alta qualidade e preços acessíveis. Com todas essas mudanças, faz-se necessário o uso de ferramentas que possibilitem apurar informações relativas à fabricação dos produtos, os serviços oferecidos pela indústria, o mercado e os concorrentes. 
 
Os estudos produzidos na última década revelam um interesse cada vez maior dos autores em um dos conceitos do marketing: a competitividade. Isso porque é através da análise do desempenho da concorrência que se descobre o porque algumas organizações prosperam mais que as outras. 
 
A compreensão sobre a natureza dos desafios e a forma de enfrentá-los com sucesso, mesmo sendo estudado em centenas de artigos, ainda não foi colocada em modelos ou fórmulas que se adaptem aos diferentes padrões das organizações.

Até mesmo porque o panorama mundial, além de apresentar muita desigualdade, é
diversificado e sofre constantes transformações. (PORTER, 2000).

Porém, uma das idéias já consagradas entre os teóricos refere-se às vantagens
competitivas, que se aplicam tanto ao setor produtivo, como às pessoas, e até
nações. Vários autores que se dedicaram a estudos, como Porter, afirmam que terão
sucesso àqueles que concentrarem maior número dessas vantagens e que
conseguirem atuar com eficácia e qualidade, identificando nichos de oportunidade.

Para Porter (2000, p.67), não devemos explicar a competitividade a nível nacional, mas sim compreender os determinantes da produtividade e o ritmo do crescimento dessa produtividade, ou seja, focalizar não a economia como um todo, mas indústrias específicas e segmentos da indústria. E acrescenta:[...] para realizar o sucesso competitivo, as firmas do país precisam ter uma vantagem competitiva na forma, seja de menores custos ou de produtos diferenciados que obtêm preços elevados. Para manter a vantagem, as empresas precisam conseguir uma vantagem competitiva mais sofisticada com o tempo, oferecendo produtos e serviços de melhor qualidade ou produzindo com mais eficiência. Isso se traduz diretamente em crescimento da produtividade. 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário