Gestão do Conhecimento


Sumarizações de Livros

Abaixo você encontra sumarizações de obras literárias que irão enriquecer seu conhecimento e agregar valor em sua vida profissional e pessoal:





Inteligência Multifocal - Análise da Construção dos Pensamentos e da Formação de Pensadores

(E-Book)
O estereótipo da estética, a moda, a tecnologia, o consumismo e a cotação do dólar e das ações nas bolsas de valores são prioridades da vida moderna que limitam o ser humano a pensar apenas em si mesmo e nos seus afazeres. Vivendo nesse mundo, as pessoas não conseguem aprender a se interiorizar, a trabalhar suas perdas e frustrações e a se colocar no lugar do outro e perceber suas dores e necessidades psicossociais.

Baixe o arquivo em pdf





Consultoria - Sociedade M: A força do trabalho em equipeQuantidade original de pág. 255

Quantidade de pág. desta sumarização: 50

O autor, neste livro, encerra dois ensinamentos de máxima importância para os estudiosos brasileiros de administração:

Não ver a realidade Japonesa com os olhos de um ocidental, mas sim tentar entendê-la de um ponto de vista japonês e adaptar e não adotar o modelo oriental. Baixe o arquivo em pdf




Consultoria - O Desafio da LiberdadeQuantidade original de pág. 278

Quantidade de pág. desta sumarização: 127

Neste livro o mostra a consultoria em um contexto organizacional moderno, dentro do conceito de globalização, utilizando estruturas práticas e contemplando a necessidade de tomadas de decisões estratégicas e rápidas. Baixe o arquivo em pdf




Eneagrama - Um Caminho para o seu Sucesso Individual e ProfissionalQuantidade original de pág. 302

Quantidade de pág. desta sumarização: 118

Neste livro o autor ensina a reconhecer ou neutralizar a máscara que cada pessoa tem e que acaba dificultando o autodesenvolvimento. Na tipologia eneagramática, há nove máscaras e uma delas, com certeza, é a sua. Aprenda a identificá-la e experimente uma série de mudanças positivas em sua vida.
Baixe o arquivo em pdf




Desperte o Gigante InteriorQuantidade original de pág. 539

Quantidade de pág. desta sumarização: 125

Através de estratégias simples ele ensina a romper com padrões limitados de comportamento o ponto de partida para grandes mudancas pessoais. O autor também nos mostra como funcionam os mecanismos pessoais de tomada de decisões. Baixe o arquivo em pdf




Livro: O Fim dos EmpregosQuantidade original de pág. 340

Quantidade de pág. desta sumarização: 126

Em todo o mundo, com raras exceções, uma tendência vem marcando o mercado de trabalho desde o advento da globalização: a oferta de vagas tem ficado aquém do crescimento da PEA (População Economicamente Ativa). Segundo os principais especialistas, o problema tem ligação com a conjuntura de retração econômica, mas também com o chamado desemprego estrutural, ou seja, aquele provocado pela tecnologia, cujos avanços acabam substituindo o trabalho humano. Baixe o arquivo em pdf



Livro: O código da InteligênciaQuantidade original de pág. 232

Quantidade de pág. desta sumarização: 94

Em Código da Inteligência, Augusto Cury descreve de maneira instigante os códigos do eu como gestor psíquico, da intuição criativa, da autocrítica, do altruísmo, da resiliência (superação de crises). Esses códigos são capazes de estimular tanto jovens como adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver saúde psíquica e a excelência profissional. Baixe o arquivo em pdf
 



Livro: Inteligência EmocionalQuantidade original de pág. 383

Quantidade de pág. desta sumarização: 117

A obra está baseada numa síntese original, feita a partir de pesquisas e descobertas sobre o funcionamento do cérebro. O autor mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação.
Baixe o arquivo em pdf
 



Livro: Inteligências Múltiplas - A teoria na práticaQuantidade original de pág. 257

Quantidade de pág. desta sumarização: 105

Gardner explica eloqüentemente as idéias fundamentais que desencadeiam uma revolução na aprendizagem e mostra como elas podem ser aplicadas em toda sala de aula onde se espera que os alunos pensem.

 
 Baixe o arquivo em pdf

Livro: DEUS - Um DelírioQuantidade original de pág. 520

Quantidade de pág. desta sumarização: 96

Num tempo de guerras e ataques terroristas com motivações religiosas, o movimento pró-ateísmo ganha força no mundo todo. E seu líder é o respeitado biólogo Richard Dawkins que sempre atestou a irracionalidade de acreditar em Deus, e os terríveis danos que a crença já causou à sociedade. Em 'Deus, um delírio', seu intelecto afiado se concentra exclusivamente no assunto e mostra como a religião alimenta a guerra, fomenta o fanatismo e doutrina as crianças.  
Baixe o arquivo em pdf



  
Livro: Como fazer amigos & Influenciar pessoasQuantidade original de pág. 312

Quantidade de pág. desta sumarização: 101

Em sua 48º edição, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, este livro é considerado uma das principais obras do gênero. Receba valiosas dicas tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Baixe o arquivo em pdf


 
Livro: A META - Um Processo de Melhoria ContínuaQuantidade original de pág. 366

Quantidade de pág. desta sumarização: 134

Escrita em forma de romance, esta obra trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando o porquê de ela funcionar de determinada forma e como seria possível solucionar os problemas de empresas que estão com atrasos na produção e baixa receita.
Baixe o arquivo em pdf



 
Livro: Administração de Carreiras.Quantidade original de pág. 176

Quantidade de pág. desta sumarização: 68

"Administração de Carreiras" oferece instrumentos e metodologia para o planejamento individual da carreira e para a estruturação do desenvolvimento profissional e pessoal.
Baixe o arquivo em pdf



 
Livro: O inovador modelo japonês de gestão do conhecimento.Quantidade original de pág. 215

Quantidade de pág. desta sumarização: 64

Logo depois da Segunda Guerra Mundial, um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda. Eles ganharam muito e se tornaram um dos povos mais ricos do planeta. cada vez mais os lucros.
Baixe o arquivo em pdf



 
Livro: Os Axiomas de Zurique - Os conselhos dos banqueiros suiços para orientar seus investimentosQuantidade original de pág. 160

Quantidade de pág. desta sumarização: 57
Logo depois da Segunda Guerra Mundial, um grupo de banqueiros e empresários suíços resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de mercadorias a moeda. Eles ganharam muito e se tornaram um dos povos mais ricos do planeta. cada vez mais os lucros.
Baixe o arquivo em pdf



 
Livro: Decisões Inteligentes - Somos movidos a decisões. Como avaliar alternativas e tomar a melhor decisão
Quantidade original de pág. 208

Quantidade de pág. desta sumarização: 129
VOCÊ ESTÁ PARALISADO? Está em um dilema? É preciso tomar uma decisão importante, e você não sabe o que fazer? Este é o livro ideal para você!



 
Livro: Inovação na Sala de Aula - Como a inovação de ruptura muda a forma de aprender.
Quantidade original de pág. 240

Quantidade de pág. desta sumarização: 76
Por que as escolas resistem às melhorias? Cada um tem uma teria a respeito. Uma delas é a de que as escolas são subfinanciadas.



 
Livro: O Corpo Fala - A linguagem silenciosa da comunicação não-verbal
Quantidade original de pág. 300

Quantidade de pág. desta sumarização: 122
O livro busca desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano. Analisa, em primeiro lugar, os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo.  



 
Livro: A Nova Concorrência  
Quantidade original de pág. 155

Quantidade de pág. desta sumarização: 43
Os lideres empresariais americanos tem-se orgulhado de seu grande poder de concorrência. E com toda razão. Mostraram-se eles, sobretudo hábeis em sua concorrência com empresas americanas, ocasião em que todos chegavam a um comum acordo. Anos de experiência e expectativas repetidas tornaram-nos aptos a agir. 

 
Livro: Gestão Estratégica de Pessoas com "Scorecard"  
Quantidade original de pág. 260

Quantidade de pág. desta sumarização: 95
O Scorecard de RH é o guia definitivo para o profissional da área de recursos humanos. Baseado em pesquisas, este livro apresenta sugestões valiosas sobre como avaliar o desempenho de RH.

 
Livro: Dianética - O Poder da mente sobre o corpo
  
Quantidade original de pág. 520

Quantidade de pág. desta sumarização: 101
Este é o eterno best-seller sobre a mente humana. Contém as descobertas e a descrição total da fonte de seus pesadelos, medos irracionais, transtornos e inseguranças – a mente reativa. 

 
Livro: O Despertar do Tigre - Curando o Trauma
 
Quantidade original de pág. 240

Quantidade de pág. desta sumarização: 72
Trata-se de um dos mais modernos campos de estudo em psicologia. O ser humano possui um poder instintivo de cura, bem como a capacidade intelectual de cultivá-lo. Pela compreensão da dinâmica que torna os animais selvagens virtualmente imunes a sintomas traumáticos, revela-se o mistério do trauma humano. 

 
Livro: Competindo pelo Futuro 

Quantidade original de pág. 373
Quantidade de pág. desta sumarização: 47
O livro registra a preocupação dos autores com a capacidade das grandes empresas de manter sua vitalidade competitiva, pois ficavam intrigados com a aparente capacidade de pequenos concorrentes, muitos japoneses, de superar empresas muito maiores e mais ricas. 

 
Livro: Insight!
O autor do livro apresenta 63 reflexões sobre sucesso, fracasso, família, qualidade de vida, ética, superação de desafios e muitos outros assuntos de aplicação prática no dia-a-dia. Baixe o arquivo em pdf

Livro: Manual de Treinamento e Desenvolvimentos
Quantidade original de pág. 700
Quantidade de pág. desta sumarização: 166
As verdadeiras transformações nas competências da empresa somente ocorrerão quando cada Gerente se tornar também um Gerente de Pessoas. Baixe o arquivo em pdf

 
Livro: O Lapidador de Diamantes – Gueshe Michael Roach
Quantidade original de pág. 226
Quantidade de pág. desta sumarização: 49
O autor do livro apresenta estratégias baseadas no budismo para o sucesso na vida profissional e pessoal. Baixe o arquivo em pdf
 
Livro: Como se tornar um Líder Servidor
Quantidade original de pág. 144
Quantidade de pág. desta sumarização: 38 

O novo livro de James C. Hunter, Como se tornar um líder servidor, tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. Baixe o arquivo em pdf

 
Livro: O monge e o executivo
Quantidade original de pág. 144
Quantidade de pág. desta sumarização: 46 

Otítulo do livro já nos conduz a uma reflexão sobre os líderes e seu verdadeiro papel. Os líderes não são aqueles que impõem uma idéia, mas sim os que convencem os demais, motivando-os a participar com disposição dos desafios do dia-a-dia. Baixe o arquivo em pdf

 
Livro: A estratégia Golfinho
Quantidade original de pág. 270
Quantidade de pág. desta sumarização: 62
Este livro trata de uma nova e poderosa estratégia, que brotou tardiamente, porém de forma plenamente desenvolvida, a partir de um cérebro dotado da compreensão de que o mundo mudou e, portanto, de que também devemos mudar. Baixe o arquivo em pdf

 
Livro: A estratégia do Oceano Azul
Quantidade original de pág. 268
Quantidade de pág. desta sumarização: 66
As empresas devem parar de olhar paraos concorrentes e começar a procurar oportunidades alternativas em que suas competências serão úteis. O objetivo desta estratégia é criar um oceano azul particular, descobrindo um mercado inexplorado onde a empresa ou o profissional possa atuar sozinho, sem concorrentes, pelo menos durante algum tempo. Baixe o arquivo em pdf

 
Livro: A Lei do Triunfo - Napoleon Hill
 
Quantidade original de páginas: 756
Quantidade de páginas desta sumarização: 240
Hoje, ampliada, e apresentada na feição de livros, a filosofia da Lei do Triunfo assumiu não somente uma importância capital na formação da carreira de homens de grande influência como também conduziu à atual transformação que se observa nos standards comerciais e sociais. Baixe o arquivo em pdf.

_______________________________________________________________

 
 

Analisar para Competir
 

Todo mundo sabe a força que uma tecnologia revolucionária, uma killer app, tem. Ao longo dos anos, sistemas inovadores de empresas como American Airlines (reservas eletrônicas), Otis Elevator (manutenção preventiva) e American Hospital Supply (pedidos via internet) deram um impulso tremendo à receita e ao prestígio de seus criadores. Em certas empresas, o negócio é fundado na capacidade de coletar e analisar dados e agira com base naquilo que revelam. Thomas H. Davenport.

Baixe o arquivo em pdf.
 
Bússola Virtual
Em entrevista exclusiva a especialista em tecnologias sociais Charlene Li revela como as estratégias de negócio que aproveitam a "Cultura do Compartilhamento" posicionam marcas, desenvolvem produtos e fecham vendas.
  
Aqui você encontra as principais notícias veiculadas na revista especializada Banas Qualidade:
 
Implantando o Quality System Basics (QSB)
O QSB é uma norma complementar a ISO/TS 16949 criada pela GM em 2001, visando a implementação nos seus fornecedores que, em 2207, passou a ser um requisito obrigatório para todos eles.
 
Idéia Brilhante!

Desde que foi trazido por Walter Shewhart no início da década de 20, O CEP tem sido usado por W. Edwards Deming para melhorar a qualidade de munições dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.
 
O lado humano da mudança de liderança
As mudanças ocorreram, mas a empresa perdeu um elemento crucial no processo de mudança: o fator humano.

Baixe o arquivo em pdf.


 
O Conceito de SustentabilidadePara um futuro mais agradável, para a humanidade, a sustentabilidade ambiental é fundamental, pois deve atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

Baixe o arquivo em pdf.
 
"Personalidades Difíceis”
Nos últimos anos, vários executivos de empresas que foram julgados por acusações de corrupção invocaram que não sabiam que os seus subordinados estavam a cometer infrações.

Baixe o arquivo em pdf

_______________________________________________________________

Artigos Acadêmicos
Aqui você encontra artigos acadêmicos sobre temas conexos à Gestão Organizacional e Comportamento Humano:

OS DESAFIOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
-
Recursos Humanos ou Humanos Recursos?! Gestão de Pessoas ou Gestão de Ativos Intangíveis?! Pessoas ou Capital Intelectual?! download pdf
  

GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS PESSOAS ORIENTADA PELA "ENTREGA” (ou "OBJETOS”)Uma alternativa metodológica para mapeamento de processos e avaliação do desempenho e da performance das pessoas. download pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário