Administração da Produção





Hoje as empresas buscam cada vez mais reduzir seus custos operacionais e
Melhorar constantemente suas tecnologias empregadas em produção,novos
sistemas,mais especializados em produção,visando o mercado cada vez mais competitivo globalizado.
Quando se ouve as palavras em Administração da Produção, a primeira imagem que vem a cabeça é referente a um complexo industrial.A Administração da Produção ou Gestão da Produção pode ser muito bem aplicada à micro e pequenas empresas de diversos ramos de atividade.
Afinal o que se entende por produção? O que é produção? Não é apenas uma transformação de uma matéria prima de um estado físico para outro estado. Petrônio (2005) cita que produção é entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade. Produção é toda transformação de energia em outro tipo de energia, podendo ser física ou não.


Gerência de Produção
Os projetos na área de Gerência da Produção são baseados na organização, controle e aumento da eficiência e da qualidade do processo produtivo. Suas atividades incluem a escolha de processos, administração do trabalho, segurança, projeto do produto, gestão ambiental, gestão da produção e da manutenção. Dessa forma, produzir bens e serviços com qualidade, na quantidade requerida, no prazo estimado e a um preço competitivo.

Benefícios:
Integrar os setores de vendas, produção, estoque, compras e fornecedores.
Alinhamento entre os planejamentos de curto e longo prazo.
Aumentar o aproveitamento da capacidade de produção, maximizando o retorno (minimizando custos) e atendendo a demanda prevista.

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.
A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos:
Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo.
Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.
Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.
Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta.
Ergonomia
Estudo de tempos e movimentos
Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.
Planejamento e controle de projetos
PCP
O Planejamento e Controle da Produção (PCP) consiste em fornecer os conhecimentos básicos sobre diferentes técnicas para o planejamento e controle dos sistemas produtivos, dentro dos conceitos de produtividade e qualidade. Para atingir os seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas, se relacionando praticamente com todas as funções do sistema de produção.
Basicamente o PCP pode ser definido por seis perguntas: O que vai ser produzido? Quando vai ser produzido? Como vai ser produzido? Onde vai ser produzido? Quem vai produzir? Quanto vai ser produzido?
Os principais benefícios que este seqüenciamento traz à empresa são:
Baixa ociosidade das máquinas;
Menor tempo total de produção;
Cumprimento dos prazos de entrega;
Menor tempo de setup das máquinas;
Diminuição das filas de espera das máquinas;
Metodologia adequada dos motivos de parada para exportação e estatísticas futuras.
Logística
Logística é a parte do processo da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo e estocagem de bens, serviços e informações relacionadas, do ponto de origem ao ponto de consumo, visando atender aos requisitos dos consumidores. Sua missão é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível.
Benefícios:
Assegurar o fornecimento de preços competitivos;
Otimizar a relação tempo/custo;
Melhorar o atendimento ao cliente;
Melhorar o cumprimento de prazos;
Auxiliar à tomada de decisões.
Melhoria na distribuição dos produtos acabados;
-Controle Estatístico da Produção
A Estatística é uma área que utiliza teorias probabilísticas para a explicação de eventos, estudos e experimentos. Dedica-se à coleta, análise e interpretação de dados. Assim, a partir dessas informações, explica as correlações existentes e os eventos passados, além de fazer previsões, auxiliando na tomada de decisões baseada em dados. É uma ferramenta chave, sendo considerada, dentro destas funções, como a única ferramenta segura.
Benefícios:
Obter Informações que darão suporte a tomada de decisão na empresa relacionadas à otimização dos processos ou fazer projeções em um certo ambiente e tempo futuro;
Possibilidade de ordenar clientes de acordo com critérios que julgar mais convenientes através das relações estabelecidas entre as variáveis identificadas;
A empresa poderá concentrar seus esforços em clientes que apresentem uma maior probabilidade de comprar seus produtos (Segmentação de Mercado);
Explorar mais profundamente seu banco de dados, extraindo do mesmo, informações importantes para o planejamento da empresa como, por exemplo, uma estimativa probabilística das vendas de seus produtos.
-Tempos e movimentos
A determinação de Tempos e Métodos referente a um trabalho é designada classicamente como o estudo de tempos e métodos. Com os estudos dos tempos verificou-se que a decomposição das operações possibilita eliminar movimentos desnecessários e ainda simplificar, racionar ou fundir os movimentos úteis, proporcionando economia de tempo e esforço do operário. Com os estudos dos movimentos desenvolveram-se técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento, criaram-se padrões, racionalizando-se as tarefas de produção e, conseqüentemente, aumentando-se a produtividade, propondo o redesenho do ambiente de trabalho, a redução das horas diárias e a implantação ou aumento de dias de descanso remunerado.
            Analisa qualquer operação manual ou método em seus movimentos básicos requeridos para serem realizados, e associa a cada movimento um padrão de tempo pré-determinado, que é estipulado pela natureza do movimento e pelas condições sob as quais é realizada.      Objetiva aperfeiçoar a produtividade ao aliar o bem estar do trabalhador aos métodos mais adequados e eficientes ao seu posto de trabalho.
Benefícios:
Otimização dos procedimentos;
Redução de custos de produção pela maior produtividade;
Melhor ergonomia no posto de trabalho;
Estabelece um melhor método de trabalho e tempo-padrão;
Previsão das necessidades;
Redução do tempo ocioso e improdutivo;
Seleção adequada de máquinas e equipamentos;
Dados reais para realizar o balanceamento de linhas de produção.
Melhor definição dos postos de trabalho.
Redução do lead time
Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta está baseado no Sistema Toyota de Produção e surgiu no Japão, na fábrica de automóveis Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Nesta época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que naturalmente a impedia de adotar o modelo da produção em massa.
A criação do sistema se deve a três pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno.
A base do Lean está na eliminação de desperdícios sob o ponto de vista do cliente final. Assim, dentro de um processo produtivo, é necessário definir o que é valor, isto é, o que o cliente está disposto a pagar no produto final. A análise visa descobrir os processos que realmente agregam valor para o produto final.
Os 7 desperdícios que o sistema visa eliminar:
Superprodução, a maior fonte de desperdício;
Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados;
Transporte, nunca geram valor agregado no produto;
Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir;
Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz;
Movimentação;
Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros.
É um conceito filosófico porque possui uma base muito forte na aceitação da ideia por todos os integrantes da fábrica, já que as pessoas tornam-se a chave do sucesso. E para isso, também existe uma gama de ferramentas que auxiliarão nessa eliminação de desperdícios.

Em Economia, produção é todo o ato que permite transformar matérias-primas em produtos acabados prontos a serem comercializados. A gestão da produção é a função da empresa que se encarrega de tornar o processo produtivo o mais eficiente possível. Para tal, toma ações ao nível da definição e especificação do processo produtivo, da escolha da capacidade produtiva a instalar, da tecnologia a utilizar, do layout, da política de controlo da qualidade, da manutenção, reparação e substituição dos equipamentos, e da definição de funções na fábrica.

Baixar material sobre o tema  

Baixar material sobre o tema 

Baixar material sobre o tema 

Baixar material sobre o tema 

Baixar material sobre o tema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário