Problemas na Gestão



Como postar assuntos relacionados à gestão da qualidade sem falar de gestão de pessoas, para se obter êxito na gestão da qualidade é necessário o engajamentos de pessoas e não só isso,mas a maquina sistêmica só funciona movida a motivação das pessoas. Nesta ótica foi que pensei; não posso só postar assuntos relacionados à área de qualidade, mas abrangerei também assuntos relacionados às dificuldades das pessoas que compõem esse sistema, você vai observar que o nosso blog é bem voltado a assuntos atuais e diversos.Sendo assim fiquem a vontade para sugerir melhorias  para que o nosso blog não seja só mais um dentre muitos, mas o que se difere entre muitos.
O colaborador desinteressado ou desmotivado, é um desafio comum, e como lidar com ele, sem ter que removê-lo da equipe?
Motivar para a qualidade, está na base do ser humano, na sua essência. Naturalmente, e em combinação com objetivos comuns, é possível haver espaço para novos projetos, além de assegurar eficácia nos resultados.
A motivação para o comprometimento das pessoas a um programa de Qualidade Total encontra-se mais nas mãos da equipe do que no método de como fazer. Ela é viva e não é feita apenas por palavras ou vontades, o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso do sistema.
As razões mais comuns que levam o colaborador a este estado estão na falta de reconhecimento, desconhecimento dos objetivos de sua atividade, na vê perspectiva de crescimento futuro, processos mal estruturados, métricas inadequadas ou inexistentes para medir a eficiência das equipes, falta de estrutura para realização do seu trabalho, e na falta de capacidade dos seus superiores hierárquicos.

A causa do problema: Descubra junto ao colaborador qual a razão do desinteresse e desmotivação. Ouça e reflita. Para isso conheça seus colaboradores, saiba exatamente com quem você trabalha o que pensam e como vêem a empresa. Isto valoriza seus colaboradores.

Combatendo a causa do problema: Descoberta a causas ou as causas, haja no intuito de saná-las. Demonstre seu interesse em ajudar, remova obstáculos, observe com atenção e crie um canal de dialogo franco e sincero, como base para diagnosticar e resolver o problema.

Dialogando: Se o desinteresse e a desmotivação do colaborador esta atrapalhando o desempenho da equipe, ou seu trabalho, seja sincero e objetivo, diga isto a ele. Convoque-o para uma conversa reservada.

Conhecimento dos objetivos: Comunique claramente os objetivos da empresa e da equipe. A Falta de clareza faz com que colaboradores façam o mínimo necessário por não perceberem a necessidade de fazer mais. Divulgue as ações positivas, mande mensagens de agradecimento, congratulações e incentivo, elogie, critique ou de sugestões para melhoria do trabalho. Compartilhe resultados - bons ou ruins. Permita que os colaboradores saibam como a organização está indo nos negócios. Mantenha aporta aberta para os colaboradores, seja acessível, ande pala empresa.

Inspiração: Olhe para dentro de si, o que faz você estar interessado e motivado? Dialogar e deixar transparecer sua motivação e interesse pode fazer com que as pessoas se inspirem em você e partilhem da sua motivação.

Superiores imediatistas quase sempre implantam métodos terroristas, como estimular competição entre colaboradores, ameaçar com demissões, acabar com benefícios, humilhar publicamente, até mesmo ignorar colaboradores passando a não mais cumprimentá-los, se quer olhar para eles. 

E mais

 Reconheça: O sentimento de ver o seu esforço sendo reconhecido é muito positivo, é um ótimo estimulante para seus colaboradores e equipe e mantém o bom clima na empresa.

Converse: Habitue-se a ter conversas informais com seus colaboradores, aproveite para saber dos resultados e esforços, ofereça conselhos à carreira, desenvolvimento pessoal e profissional, questione, critique se necessário, elogie, além de dar animo aos colaboradores isto te aproxima deles.

Comemore: Comemore cada meta atingida, cada elogio de cliente, cada grande venda, em fim cada acontecimento positivo, seja ele relacionado a empresa ou aos colaboradores. São atitudes como essas que fazem o time ficar mais unido, animado e, claro, motivado.

Pequenas demonstrações de carinho, cuidado e afeto, com certeza serão retribuídas - com mais trabalho, mais entusiasmo, revertendo em mais lucro para a empresa.

Quando o profissional está mais feliz, o ambiente de trabalho fica mais positivo e isso é convertido em melhores resultados. 



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