Porquê implementar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na minha empresa?

A decisão de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em uma organização é uma opção estratégica e deve ser tomada pela Alta Direção. Esta decisão visa melhorar e padronizar:

A sistemática de Gestão, tornando a empresa mais moderna, prática, dinâmica e efetivamente integrada, isto é, interação entre os processos;

A efetividade das atividades relacionadas ao sucesso da organização;

A Visão Estratégica através de uma Abordagem de Processos, permitindo melhores níveis de controle e melhoria contínua, isto é, gerenciamento da organização através de resultados;

Tornar a qualidade uma “filosofia administrativa” fazendo parte de todas as ações e iniciativas da empresa, isto é, mudança cultural no atual cenário do mercado.

Origem da Organização ISO

ISO – International Organization for Standardization (Organização Internacional para Normatização)

Organização não governamental;

Elabora normas de aplicação internacional;

Fundada em 23/02/1947;

Sede em Genebra, Suíça;

Atualmente existem aproximadamente 15.000 normas ISO;

Atua desde tamanho de calçados, até cartões magnéticos, folhas de papel (A3, A4, carta, ....).
Porquê a ISO 9001:2008?

Para melhorar a Gestão do Negócio e conseqüentemente seus resultados.
A ISO 9001:2008 é uma norma para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Como a maioria das normas, ela possui um texto com ampla possibilidade de interpretação por atender, de uma forma generalizada, a qualquer tipo de organização (empresa), de qualquer segmento ou tamanho. Para se ter uma idéia, até mesmo órgãos públicos e prefeituras podem ter a ISO 9001:2008. Isso demonstra a versatilidade da norma e a aplicabilidade de um SGQ nas mais variadas situações.

A ISO 9001:2008 certifica produtos?

Não, a ISO 9001:2008 é uma norma que tem por objetivo a certificação de processos, tendo em vista a garantia da qualidade de produtos e serviços aos clientes.
A ISO 9001:2008 "burocratiza“ minha empresa?

Não. A Norma ISO 9001:2008 não especifica como uma atividade deve ser feita, apenas define um conjunto de requisitos, todos de bom senso. A burocratização que ocorre em algumas empresas deve-se à maneira errada de como o uso da Norma foi interpretado e aplicado.

Princípios da Norma ISO 9001
1. Foco no cliente (Entender as necessidades e expectativas dos clientes)

2. Liderança (Um líder define metas e objetivos)

3. Envolvimento das pessoas (As pessoas são a essência da organização)

4. Abordagem de processos (Gerenciamento de atividades por processos interrelacionados)

5. Abordagem sistêmica para gestão (Buscar a eficiência dos processos inter-relacionados)

6. Melhoria contínua (Deve ser um objetivo permanente da organização)

7. Abordagem factual para tomada de decisão (Decisões eficazes são baseadas em fatos e dados reais e confiáveis)

8. Benefícios mútuos nas relações com fornecedores (A valorização dos fornecedores beneficia mutuamente as organizações)

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