Aqui você
encontra algumas orientações para implantação de um Sistema da Qualidade. São
fluxogramas, explicações sobre os requisitos que compõem o Sistema da Qualidade
e um cronograma de implantação.
É
recomendável que a empresa que decida adotar a implantação desse sistema, forme
um grupo gerencial, com a participação da diretoria e representantes das várias
áreas, a fim de acompanhar o cronograma de implantação, identificar e
solucionar eventuais dificuldades.
É,
também, importante a definição dentro desse grupo, de um responsável pela
implantação e manutenção do Sistema da Qualidade. Esse representante, deve ser
treinado e qualificado para conduzir a implantação, ou seja, ter um bom
conhecimento das normas ISO 9000 e das metodologias aplicáveis a sua empresa e
produtos.
Deve ser
considerada a situação atual do requisito na empresa, pois a implantação
recomendada, tem como pressuposto que o requisito é inexistente
Por que implantar um sistema de qualidade?
|
É um
dos principais meios pelos quais uma empresa confere se está atuando conforme
as exigências do mundo dos negócios. Mas não é sua única aplicação. Além
disso, um Sistema da Qualidade estrutura as funções gerenciais da
organização, desde a identificação inicial das necessidades exigidas pelo
mercado, até o atendimento final dos requisitos da norma.
A conformidade (certificação) do Sistema da Qualidade, com normas internacionais, confere resultados positivos internos da empresa, maior organização, definição clara de responsabilidades e atividades, entre outros. Uma das normas mais conhecidas e aplicáveis a qualquer porte e ramo de atividade é a norma ISO 9000. Os benefícios para as empresas podem ser constatados em recentes pesquisas feitas com empresas certificadas:
Pesquisa QSP - Banas Qualidade 1999
Resultados quantitativos
Pesquisa INMETRO/CIC 1999
Percepção de benefícios
Como
pode ser visto, a inexistência de um Sistema da Qualidade pode significar
enormes perdas, tanto no mercado interno quanto externo. Além de ganhos
internos, a conformidade de Sistemas da Qualidade com as normas
internacionais ISO 9000 conferem maior confiança no relacionamento cliente -
fornecedor, pois é a comprovação da garantia de qualidade de determinado
produto, ou seja, de que ele manterá sempre as mesmas características.
No
comércio internacional, as perdas decorrem das chamadas barreiras técnicas,
que são medidas adotadas por alguns países, relacionadas a regulamentos
técnicos, normas e procedimentos para avaliação de conformidade, e que podem
vir a criar obstáculos ao comércio, além das já existentes barreiras
tarifárias.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Interpretação
A
política da qualidade é a filosofia que a empresa pretende adotar, visando
atender as necessidades e expectativas dos seus clientes.
A
política da qualidade deve:
Interpretação
Os
objetivos para a qualidade são as diretrizes da alta administração, que visam a melhoria
dos vários processos que tem impacto com a satisfação dos clientes, qualidade
dos produtos e serviços, devendo estar documentados. Para definição destes
objetivos, deve-se:
Interpretação
A Alta
Administração deve definir um responsável pela implantação e manutenção do
sistema da qualidade, devendo este ser treinado e qualificado para conduzir
os processos, respondendo diretamente à direção da empresa nesta atividade.
A Alta
Administração deve fazer reuniões e formalizar a análise, ações e decisões
tomadas com relação aos seguintes itens do sistema da qualidade:
Deve-se
utilizar estas análises, para promover a melhoria contínua do sistema da
qualidade.
Interpretação
Deve-se
direcionar esforços, no sentido de adequar seus recursos humanos às
necessidades da empresa, identificando em todas as funções / cargos, qual o
nível de formação escolar, qualificação, treinamento e experiências
necessárias, tendo indicadores para monitorar esta adequação. Exemplos:
porcentagem de pessoas por nível de escolaridade, quantidade média de horas
de treinamento/ano ou mês por funcionário, porcentagem de horas de
treinamentos realizadas em relação ao programado, porcentagem de treinamentos
eficazes quanto a aplicação na empresa etc.
Deve-se
ser identificar e providenciar treinamentos, observando-se as necessidades
atuais e futuras da empresa relacionadas as atividades do sistema da
qualidade.
Deve
ocorrer, em tempo hábil, a avaliação da eficácia dos treinamentos, para
verificar se atingiram os objetivos previstos.
Deve
haver registros de educação, treinamento, experiências e qualificações, de
todos os colaboradores que executam atividades do sistema
da qualidade.
Os
colaboradores devem ser conscientizados sobre a importância de suas
atividades e como eles contribuem para o alcance dos objetivos da qualidade.
Interpretação
As
atividades de cotação (orçamento) e solicitação de pedido de desenvolvimento
do produto devem ser realizadas de tal forma a identificar claramente as
necessidades, requisitos / especificações do cliente, de tal forma que:
Interpretação do Requisitos
Deve
haver um processo planejado para desenvolvimento de novos produtos /
processos de tal forma que, antes da produção, os materiais, ferramentas,
dispositivos, especificações do produto/processo, meios de controle e demais
recursos, estejam disponíveis num prazo que atenda as necessidades do
cliente.
O
desenvolvimento de novos produtos / processos, deve:
Interpretação
O
controle de documentos do Sistema da Qualidade é o processo que define como
cada tipo de documento (desenhos, especificações de materiais, normas,
procedimentos, instruções, especificações de regulagens de máquina, montagens
e de processos etc.) é emitido, aprovado, distribuído e revisado, de tal
forma que as responsabilidades estejam definidas e sejam utilizados somente
as revisões mais atualizadas, para execução das atividades que afetam a
qualidade do produto e satisfação do cliente.
Um
documento é todo meio físico ou eletrônico, que define especificações do
produto, processo ou do sistema da qualidade. Exemplos: procedimentos, instruções de trabalho, planos de inspeção, folhas de
regulagens de máquinas, desenhos, especificações de materiais etc.
Deve
haver um procedimento que defina:
Deve
haver uma Manual da Qualidade que defina as diretrizes,
funcionamento e as responsabilidades dentro do sistema da qualidade. O Manual
deve ser controlado quanto a sua emissão, revisão, aprovação e distribuição.
Interpretação
Os registros da qualidade devem ser mantidos para demonstrar
conformidade com os requisitos especificados e a efetiva operação do sistema
da qualidade, arquivados por tempo definido pela empresa, ou pelo cliente, ou
por regulamentações governamentais, de tal forma que sejam recuperáveis e
legíveis durante este período.
Deve
haver um procedimento que defina de que forma os registros da qualidade são
identificados, armazenados, recuperados e protegidos, bem como, seus
respectivos períodos de retenção e a disposição (arquivo ativo, arquivo
morto, destruídos etc). durante e após este período de retenção.
Os
registros da qualidade devem ser legíveis, armazenados em condições
ambientais que previnam contra danos e deteriorações e sejam prontamente
recuperáveis.
Interpretação
Os
equipamentos de medição do produto e processo devem ser controlados para
assegurar confiabilidade nos resultados das medições efetuadas.
Os
equipamentos de medição e monitoramento devem:
Os
softwares usados para medição e monitoramento devem ser validados antes do
uso.
Interpretação
Deve
haver um procedimento para tratar as reclamações de clientes, referentes à
qualidade dos produtos e serviços.
As
reclamações de clientes, devem:
Interpretação
É
necessário a implantação de um programa de auditorias internas periódicas do
sistema da qualidade, para verificar se os procedimentos, instruções de
trabalho e outras especificações que fazem parte do sistema da qualidade
estão implementados e executados conforme descrito.
Este
programa de auditorias internas deve abranger todas as atividades do sistema
da Qualidade, porém considerando, para definição da freqüência, a importância
ou situação da área (exemplos: mudanças em sistemas / processos, nível de
não conformidades em auditorias anteriores ou de
reclamações de clientes etc).
As
auditorias devem:
Interpretação
Interpretação
Interpretação
Interpretação
Os
produtos devem ser identificados (individualmente ou em lotes) em todas as
operações da produção, inclusive quanto a situação de aprovação ou não em
relação as inspeções e testes requeridos em cada uma delas.
Esta
identificação deve permitir que se saiba se o produto está aprovado,
reprovado ou está aguardando alguma inspeção/análise, antes de ir para a
próxima operação ou entrega ao cliente, podendo ser comprovado por meio dos
registros e resultados das inspeções e testes.
O
sistema de identificação, deve garantir que somente produtos aprovados em
relação as especificações, sejam utilizados nas diversas etapas de produção,
ou expedidos ao cliente.
Deve
haver áreas para segregação de produtos não conformes, a fim de evitar que
estes sejam utilizados durante a produção.
Se a rastreabilidade for exigida pelo cliente, o sistema de
identificação deve permitir que se consiga saber os resultados de inspeções e
testes em relação as especificações, do produto ou lote, em cada uma das
etapas / operações, desde o recebimento de materiais e componentes até a
inspeção final, caso seja detectado algum problema pelo cliente.
Um
sistema de rastreabilidade, mesmo que não seja exigido pelo cliente, pode ser
estabelecido para facilitar a identificação das causas de problemas internos
e externos com relação a qualidade.
Interpretação
O
produto deve ser fabricado com base em procedimentos, instruções ou métodos
documentados, que descrevam:
Interpretação
Deve
haver um procedimento definindo um sistema de manutenção de máquinas,
dispositivos e ferramentas prevendo:
Interpretação
|
|||
REQUISITO
|
Mês
01
|
Mês
02
|
Mês
03
|
Mês
04
|
Mês
05
|
Mês
06
|
Mês
07
|
Mês
08
|
Mês
09
|
Mês
10
|
Mês
11
|
Mês
12
|
Política da qualidade
|
||||||||||||
Objetivos para a qualidade
|
||||||||||||
Análise crítica da alta administração
|
||||||||||||
Educação, treinamento e capacitação de pessoal
|
||||||||||||
Cotação, análise do pedido do cliente
|
||||||||||||
Desenvolvimento de novos produtos / processos
|
||||||||||||
Controle de documentos
|
||||||||||||
Controle dos registros da qualidade
|
||||||||||||
Calibração de equipamentos de medição
|
||||||||||||
Reclamações de clientes
|
||||||||||||
Auditorias internas
|
||||||||||||
Análise dos pedidos ou programas dos clientes
|
||||||||||||
Compras
|
||||||||||||
Recebimento, inspeção e armazenamento de materiais
|
||||||||||||
Identificação do produto
|
||||||||||||
Produção, inspeção do produto e entrega
|
||||||||||||
Manutenção de máquinas, dispositivos e ferramentas
|
||||||||||||
Ações corretivas
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário