14 pontos de Deming


Deming criou o chamado “método Deming de Administração”, baseado em 14 pontos gerenciais, para a melhoria da qualidade:
 
1º Ponto – Criar e fazer circular junto de todos os empregados uma declaração dos objectivos e intenções da companhia ou organização. A gestão deve mostrar sempre o seu empenho em cumprir a declaração.

2º Ponto – Aprender a nova filosofia, a gestão de topo e todo o resto do pessoal

3º Ponto – Perceber os objectivos da inspecção, para a melhoria do processo e redução de custos

4º Ponto – Acabar com a prática corrente de contratar fornecimentos ou serviços tendo somente como base o preço mais baixo.

5º Ponto – Melhoria contínua do sistema de produção e serviço.

6º Ponto – Estabelecer um programa de formação

7º Ponto – Ensinar e estabelecer liderança.

8º Ponto – Eliminar o medo. Criar confiança. Criar um clima propício à inovação.

9º Ponto – Optimizar os esforços de equipas, grupos e  áreas departamentais tendo em vista os objectivos e intenções da companhia.

10º Ponto – Acabar com as exortações aos trabalhadores.

11º Ponto – (a) Eliminar quotas para produção. Em vez disso, aprender e por em prática métodos que levem à melhoria. (b) Acabar com a Gestão por Objectivos. Em vez disso calcular as capacidades dos processos e estudar os métodos que as permitam melhorar.

12º Ponto – Remover as barreiras que retiram às pessoas o seu orgulho no trabalho.

13º Ponto – Encorajar a educação e a auto-melhoria para todos

14º Ponto – Agir para conseguir a transformação

Nenhum comentário:

Postar um comentário