Deming criou o chamado “método Deming de Administração”, baseado em 14 pontos gerenciais, para a melhoria da qualidade:
1º
Ponto
– Criar e fazer circular junto de todos os empregados uma declaração dos
objectivos e intenções da companhia ou organização. A gestão deve mostrar
sempre o seu empenho em cumprir a declaração.
2º
Ponto
– Aprender a nova filosofia, a gestão de topo e todo o resto do pessoal
3º
Ponto
– Perceber os objectivos da inspecção, para a melhoria do processo e redução de
custos
4º
Ponto
– Acabar com a prática corrente de contratar fornecimentos ou serviços tendo
somente como base o preço mais baixo.
5º
Ponto
– Melhoria contínua do sistema de produção e serviço.
6º
Ponto
– Estabelecer um programa de formação
7º
Ponto
– Ensinar e estabelecer liderança.
8º
Ponto
– Eliminar o medo. Criar confiança. Criar um clima propício à inovação.
9º
Ponto
– Optimizar os esforços de equipas, grupos e
áreas departamentais tendo em vista os objectivos e intenções da
companhia.
10º
Ponto
– Acabar com as exortações aos trabalhadores.
11º
Ponto
– (a) Eliminar quotas para produção. Em vez disso, aprender e por em prática
métodos que levem à melhoria. (b) Acabar com a Gestão por Objectivos. Em vez
disso calcular as capacidades dos processos e estudar os métodos que as
permitam melhorar.
12º
Ponto
– Remover as barreiras que retiram às pessoas o seu orgulho no trabalho.
13º
Ponto
– Encorajar a educação e a auto-melhoria para todos
14º
Ponto
– Agir para conseguir a transformação
Nenhum comentário:
Postar um comentário