TIPOS DE AUDITORIA DA QUALIDADE


 
 OBJETIVOS DA AUDITORIA

A Auditoria da qualidade é normalmente realizada por um ou mais dos seguintes objetivos:

- Para determinar a conformidade ou não conformidade do sistema da qualidade com os requisitos especificados.
- Para determinar a eficácia do sistema em atender aos objetivos.
- Para identificar o potencial de melhoria do sistema da qualidade.
- Para atender aos requisitos regulamentares.
- Para fins de certificação (registro) do sistema da qualidade.

BENEFÍCIOS DA AUDITORIA

- Dar a alta direção a confiança de que as coisas acontecem conforme pretendido.
- Proporcionar confiança aos clientes.
- Detectar e observar problemas ocasionais.
-Dar retorno das informações para as ações corretivas e melhorias
 “Um processo sistemático, independente e documentado para se obter evidência e avaliá-la objetivamente visando determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.”

O objetivo da auditoria da qualidade é avaliar a adequação e eficácia das disposições planejadas da qualidade pela coleta e uso da evidência objetiva e identificar e registrar as instâncias de não conformidade com os arranjos e disposições da qualidade e indicar, quando possível, as razões.

É importante compreender que a auditoria é um exercício de coleta de informações, que possibilitará que uma necessidade de melhoria ou de ações corretivas sejam identificadas. A informação buscada é a evidência objetiva da conformidade, e não o número máximo de não conformidades. Não é uma caça às bruxas, nem é realizada para sair distribuindo e atribuindo. Os auditores deveriam ser cautelosos com esse aspecto e, em todas as suas atividades, deveriam desejar criar esta imagem positiva da auditoria da qualidade, porque do contrário, um clima para uma comunicação eficaz pode não ser estabelecido.

É decisivamente importante que as informações coletadas sejam exatas e reais, pois importantes decisões serão tomadas com base nos relatórios de auditoria. Os efeitos financeiros de decisões tomadas com base em informações erradas, colhidas durante auditoria inadequadamente conduzidas, podem ter um efeito devastador sobre a organização. É, portanto, absolutamente essencial que as atividades sejam realizadas somente por pessoal adequadamente treinado ou por profissionais contratados. A coleta de informações e evidências objetivas requer habilidades que somente podem ser desenvolvidas através de treinamento e experiência. 

TIPOS DE AUDITORIA DA QUALIDADE

Auditoria de Adequação
A auditoria da qualidade de adequação determina a extensão na qual o sistema documentado representado pelo manual da qualidade e pelos procedimentos adequadamente atende aos requisitos da norma aplicável. Esta auditoria é também conhecida por:

- Auditoria da documentação.
- Auditoria de escritório
- Análise crítica da documentação
- Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade

No processo de certificação, uma auditoria de adequação se limita tipicamente à análise crítica do manual da qualidade que normalmente, de forma suficiente, delinearia o sistema da qualidade da organização.

Auditoria de Conformidade ou de Implementação
A auditoria da qualidade de conformidade busca estabelecer a extensão na qual o sistema documentado está entendido, implementado e percebido pela força de trabalho, ou seja, o auditor procura pela implementação das disposições e arranjos planejados.

- Auditoria de sistema = conjunto da auditoria de adequação + conformidade

Auditoria Externa
A auditoria da qualidade externa é uma auditoria de segunda parte ou de terceira parte.

Auditoria Interna
As auditorias interna são quando uma organização examina seus próprios sistemas, procedimentos e atividades para determinar se eles são adequados e estão sendo atendidos, é uma auditoria de primeira parte.

Auditoria de Produto / Projeto / Processo
Esta auditoria da qualidade é uma auditoria vertical que considera todos os sistemas que entram na produção de um produto ou serviço específico.
NOTA: Não confundir esse tipo de auditoria com inspeção de produção.
CLASSIFICAÇÃO DA AUDITORIA DA QUALIDADE

Os critérios para classificação de auditorias são baseados em quem está auditando quem, para que fim e por qual razão.

Auditoria da Qualidade de Primeira Parte

Esta é uma auditoria realizada por uma organização sobre si mesma. É realizada para benefício da administração daquela organização que utilizará as informações obtidas durante a auditoria.

Auditoria da Qualidade de Segunda Parte

Estas são auditorias conduzidas por uma organização sobre uma outra para os fins e objetivos da organização que realizou a auditoria. Este tipo inclui auditorias realizadas por clientes em seus atuais ou potenciais fornecedores.

Auditoria da Qualidade de Terceira Parte

Estas são auditorias realizadas por uma terceira parte independente que não tem interesse direto nos resultados das auditorias. Tipicamente estas são auditorias de certificação, auditorias para prêmios de qualidade, etc.



3 comentários:

  1. Por favor, Me tirem uma dúvida: A auditoria de qualidade deve ser agendada? Com o conhecimento dos envolvidos e planejamento pelos responsáveis?

    ResponderExcluir
  2. Sim. A auditoria não é caça as bruxas mas visa mostrar a fotografia da organização

    ResponderExcluir
  3. Quando uma empresa (cliente) contrata uma outra especializada em auditorias para auditar seus fornecedores essa auditoria é de 2ª ou 3ª parte?

    ResponderExcluir