WCM – (World Class Manufacturing) Ultima tendência na Qualidade


A última evolução do processo do sistema de Toyota de Produção. O WCM (World Class Manufacturing). É algo que aqui no Brasil somente a Toyota, é claro, e o grupo Fiat tem implementado e avançando num processo de melhoria  contínua. Há especialistas que dizem que o WCM irá sobrepor o Lean Six Sigma (LSS). Vamos aguardar.
O WCM é composto de 10 pilares e é um processo longo para sua implantação. A empresa deve passar por  um processo de transformação muito além de certificações ISO, projetos Seis Sigma e deve haver muita criatividade para que consiga chegar aos patamares de uma empresa padrão WCM.
Vamos colocar os posts sobre cada pilar que são:
01 – Segurança no trabalho – Eliminar acidentes;
02 – Desdobramento dos Custos - Identificar problemas que aumentam os custos;
03 – Melhoria Focada – Desenvolver o Know How para reduzir custos utilizando métodos apropriados;
04 – Atividades Autonomas – Consiste em atividades autônomas como a TPM (Manutenção autônoma); 5S  o aumento das competências de cada colaborador;
05 – Manutenção Profissional – Quebra Zero de máquinas;
06 – Controle da Qualidade – Utilização do CEP (controle estatístico do Processo) , Projetos Six Sigma, visando o Zero defeito e o TQC (Total Quality Control) ;
07 – Logística – Utilização de uma logística baseada nos princípios do Picking, JIT Kan Ban,  com o comprometimento de satisfazer plenamente seus clientes
08 –Gestão Antecipada – Consiste em lançar os produtos prevendo a fabricação adequada. Utiliza princípios do QFD, FMEA de Produto e FMEA de Processo.
09 – Desenvolvimento de Pessoas – Como premissa em tudo no Japão, é criar uma cultura de resultados através da disciplina e da melhoria da formação das pessoas.
10 – Meio Ambiente - É o desenvolvimento das atividades de um ambiente de trabalho agradável a todos sem se esquecer da prevenção à poluição. Também é a aplicação dos conceitos de P+LS (Produção mais limpa e sustentável)

35 comentários:

  1. Respostas
    1. https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/25052012_170432_jose_claudio_macedo_cardoso.pdf

      Excluir
  2. esse seu arquivo ja está ultrapassado, já não usa mais esses termos para WCM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você que você não conhece nada de WCM, pois se realmente soubesse, a primeira coisa que voce iria dizer é o termo atualmente utilizado

      Excluir
    2. É ISSO O WCM É A BOLA DA VEZ PARA AS EMPRESAS,QUE QUEREM SE SOBRESSAIR NO MERCADO TÃO COMPETITIVO. MAS AQUELAS QUE REÚNEM AS MELHORES PRATICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SEU PRODUTO OU SERVIÇO, PARA TEREM UMA PRODUÇÃO DE CLASSE MUNDIAL PODE TER CERTEZA VAI SE SOBRESSAIR VEJA O EXEMPLO DA TOYOTA E O DA FIAT.QUER QUE SUA EMPRESA SEJA RECONHECIDA MUNDIALMENTE PRATIQUE O WCM.

      Excluir
    3. Existe sim, eu mesmo trabalho no WCM da FIAT, como que não existe mais esse termo?

      Excluir
    4. https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/25052012_170432_jose_claudio_macedo_cardoso.pdf

      Excluir
  3. Embraco já implementou o WCM também.. Artigos que citam certas fatos como únicos tendem a se tornar obsoletos rapidamente. Cuidado nos próximos! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mais a empresa de compressores herméticos ainda não implantou o WCM, apenas esta engatinhando.
      Lembrando também que é muito difícil implantar algo novo, pois é encontrado muita barreira, como verba para melhoria dos equipamentos para atender as normas de segurança, temos a barreira também das pessoas que não aceitam melhorias e são muito resistentes assim como alguns lideres.
      Então eu digo, se realmente querem implantar algo temos que vestir a camisa e investir, para que só assim possam ser umas das empresa exemplos nessa nova metodologia e alcança a EXCELÊNCIA.

      Excluir
  4. A Pirelli esta atualmente iniciando o seu trabalho com WCM em uma das suas unidades isto como piloto.
    além do mais os Executivo e Ceos estão em curso nos pilares gerenciais ...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A perigosa e assustadora AmBev já utiliza este método a algum tempo.

    ResponderExcluir
  7. melhor lugar para aprender wcm cnh case

    ResponderExcluir
  8. melhor lugar para aprender wcm cnh case

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com Carlos Eduardo.

      Excluir
    2. Carlos Eduardo, gostaria muito de conhecer a metodologia WCM implantada na CNH, quem pode me ajudar apresentando na pratica essa metodologia funcionando?

      Abraço

      Sergio R. de Souza

      Excluir
    3. Carlos, em qual nível de Certificação está a CNH? A Fiat Filial Mecânica está com o prata. E pelo que sei é a única na América Latina.

      Excluir
    4. a CNH de Piracicaba é Bronze.. rumo ao prata.

      Excluir
  9. Acredito que se a empresa domina o 5S, o TQC, o TPM, o LSS entre outras ferramentas da qualidade, conseguirá implantar a metodologia baseada na WCM. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. CNH INDUSTRIAL. RUMO A PRATA NO 'WCM'

    ResponderExcluir
  11. vamos lá faço parte , quero dar apoio e força pra esse meu time de grande potencia , CNH INDUSTRIAL RUMO A PRATA !!!!

    ResponderExcluir
  12. o Time FCA está muito adiantado no WCM e eu faço parte deste time.

    ResponderExcluir
  13. Vc fala em substituição de LSS e dentro dos pilares do WCM você faz referência a ferramentas Lean e SS.
    ???
    WCM é apenas "mais do mesmo".

    ResponderExcluir
  14. PARA SE APLICAR O WCM EM UMA EMPRESA É NECESSÁRIO SER TRABALHADO PRIMEIRO O PILAR DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS POIS A RESISTÊNCIA A MUDANÇA É MUITO GRANDE, ISSO TIRA AS PESSOAS DA ZONA DE CONFORTO. PORÉM SE AS PESSOAS DE UMA EMPRESA COMPRAREM A IDÉIA VAI DAR UM BOM RESULTADO. EU VIVI A CHEGADA DO WCM NA FIAT.

    ResponderExcluir
  15. Falando de chegada, quando (mais ou menos) foi o inicio do WCM na Fiat? Posso arriscar 2005 (vide http://better-operations.com/2013/05/22/world-class-manufacturing-at-chrysler-and-fiat/?

    Posso arriscar a dizer que ela foi a primeira empresa a formatar o WCM da forma como falamos hoje (10 pilares técnicos, 10 gerenciais e por ai vai)?

    ResponderExcluir
  16. Diego Murillo Cordeiro18 de março de 2016 às 18:11

    Vamos continuamente. Melhorando cada vez mais em cada pilar do WCM.

    Rumo a Prata 2016.

    Eu acredito;-)

    ResponderExcluir
  17. O melhor sistema que já vi foi o WCM, você cresce junto profissional e pessoal!

    Apenas informando que a Tetra Pak Brasil tem o nível Word class pelo JIPM !!

    ResponderExcluir
  18. Online gambling is currently receiving securityguard the attention of many players. previously playing online casinos today, it can be finished more easily than in the past. Many players still choose to operate online gambling games. To find pension Everyone has rotate ways to create money.https://918kiss2020.com/tag/securityguard/

    ResponderExcluir