A ISO 9001 nas organizações


A ISO 9001:2008 é uma norma para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). O projeto e a implantação de um sistema de gestão de qualidade de uma empresa são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos e outros. Como a maioria das normas, a ISO possui um texto com ampla possibilidade de interpretação por atender, de uma forma generalizada, a qualquer tipo de organização (empresa), de qualquer segmento ou tamanho.
Conquistar a certificação ISO 9001 representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho. Ela assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade, propicia condições para maior competitividade no mercado, aperfeiçoa os processos e a redução de custos.
Os sistemas de gestão da qualidade existem para assegurar que qualquer pessoa dentro da organização não faça o seu trabalho do seu jeito e sim conforme um padrão definido, existindo uma ordem na forma como a organização utiliza seus recursos: tempo, dinheiro, capital intelectual, e outros.
Princípios de Gestão pela Qualidade:
1. Focalização no cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem por processos
5. Abordagem da gestão como um sistema
6. Melhoria contínua
7. Decisões baseadas em fatos
8. Relações de mútuo benefício com os fornecedores
A grande importância da certificação da qualidade ISO 900l:2008 para qualquer empresa, se dá pelo diferencial de qualidade, que abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que, ao adquirirem produtos ou serviços dessas empresas o consumidor tem certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, excussão, e entrega do produto provido de um tratamento formalizado com objetivo de garantir os resultado.

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