As ferramentas administrativas
são técnicas da gestão de uma empresa que possuem como objetivo
auxiliar na tomada de decisões dentro de uma organização. Elas podem
ajudar no momento de analisar problemas e achar soluções ou então no
planejamento e gestão de projetos. Tudo dependerá da necessidade
existente no momento.
É importante ainda dizer que não basta
simplesmente conhecer todas as ferramentas, mas é essencial que se saiba
decidir onde e quando cada uma deve ser utilizada. Isso nos leva a
perceber que embora todas as ferramentas sejam importantes, se não forem
utilizadas no momento certo e para o problema exato, não apresentarão
os resultados esperados.
Quais são as ferramentas administrativas
Difícil citar todas as ferramentas
administrativas que podem ser utilizadas na gestão das empresas porque
constantemente há o surgimento de novas técnicas que são criadas com o
objetivo de melhorar ainda mais a gestão empresarial. Mas existem
aquelas mais utilizadas e outras nem tanto conhecidas (mas importantes)
que podem ser classificadas em:
Ferramentas administrativas para identificar, observar, analisar e buscar soluções para problemas/desafios:
- Brainstorming
- Carta de capacidade de processo
- Carta de controle
- Carta de tendência
- Coleta de dados/Estratificação
- Diagrama ou gráfico de Pareto
- Diagrama causa-efeito
- Diagrama de dispersão
- Folha de verificação
- Histograma
- Índice de Nihans
- Matriz B.A.S.I.C.O
- Matriz GUT
- Matriz trade-off
- Q de Yule
- TNG (Técnica Nominal de Grupo)
Ferramentas administrativas para planejar, comunicar e desdobrar projetos:
- Diagrama Árvore
- Diagrama de afinidades
- Diagrama de inter-relacionamentos
- Diagrama de rede de atividades
- Diagrama Matriz
- Diagrama PERT/COM
- Gráfico do processo de decisão (PDPC)
- Matriz de definição de causa
- MASP
- PDCA
- Planilha 5W2H
- Padronização ou fluxograma
- PPO (Procedimento Padrão Operacional)
Utilização e importância das ferramentas administrativas
Depois de conhecer todas as ferramentas
existentes (pelo menos por nome) é importante saber que elas não possuem
simplesmente uma única utilidade e por isso podem ser utilizadas tanto
na identificação do problema como no planejamento de um novo projeto.
Tudo irá depender da análise que fará para ver qual a ferramenta
administrativa mais viável.
A importância de saber utilizar a
ferramenta correta, no momento certo e de maneira adequada é o que
define as chances de sucesso de sua utilização. Isso quer dizer que se
utilizar a ferramenta errada na detecção de um problema não significa
que terá um problema maior (em alguns casos), mas que os resultados
obtidos não serão os mesmos se tivesse utilizado a ferramenta correta. E
se tempo significa dinheiro e todos querem ganhar mais dinheiro, vale a
pena conhecer todas as ferramentas administrativas e saber utilizá-las
no momento correto em sua organização.
Nesta sessão,
vamos conhecer todas estas ferramentas citadas e muitas outras que
podem ajudá-lo na administração do seu negócio próprio para que você
aprenda como usar cada uma da forma correta.
Então fique de olho nos próximos artigos para ganhar muito mais dinheiro com o seu negócio próprio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário