Atualmente
com a globalização e mudanças constantes em todo o mercado, os clientes
estão cada vez mais exigentes, buscando por produtos e serviços com alta qualidade
e preços acessíveis. Com todas essas mudanças, faz-se necessário o uso de
ferramentas que possibilitem apurar informações relativas à fabricação dos produtos,
os serviços oferecidos pela indústria, o mercado e os concorrentes.
Os
estudos produzidos na última década revelam um interesse cada vez maior dos
autores em um dos conceitos do marketing: a competitividade. Isso porque é através
da análise do desempenho da concorrência que se descobre o porque algumas
organizações prosperam mais que as outras.
A
compreensão sobre a natureza dos desafios e a forma de enfrentá-los com sucesso,
mesmo sendo estudado em centenas de artigos, ainda não foi colocada em
modelos ou fórmulas que se adaptem aos diferentes padrões das organizações.
Até mesmo
porque o panorama mundial, além de apresentar muita desigualdade, é
diversificado
e sofre constantes transformações. (PORTER, 2000).
Porém,
uma das idéias já consagradas entre os teóricos refere-se às vantagens
competitivas,
que se aplicam tanto ao setor produtivo, como às pessoas, e até
nações.
Vários autores que se dedicaram a estudos, como Porter, afirmam que terão
sucesso
àqueles que concentrarem maior número dessas vantagens e que
conseguirem
atuar com eficácia e qualidade, identificando nichos de oportunidade.
Para
Porter (2000, p.67), não devemos explicar a competitividade a nível nacional,
mas sim compreender os determinantes da produtividade e o ritmo do crescimento
dessa produtividade, ou seja, focalizar não a economia como um todo, mas
indústrias específicas e segmentos da indústria. E acrescenta:[...] para
realizar o sucesso
competitivo, as firmas do país precisam ter uma vantagem competitiva na forma,
seja de menores custos ou de produtos diferenciados que obtêm preços elevados.
Para manter a vantagem, as empresas precisam conseguir uma vantagem competitiva
mais sofisticada com o tempo, oferecendo produtos e serviços de melhor qualidade
ou produzindo com mais eficiência. Isso se traduz diretamente em crescimento
da produtividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário