IMDS - International Material Data System



O que é IMDS?
International Material Data System (IMDS) é um sistema eletrônico com base na Internet, lançado pelos principais fornecedores "OEM" do setor automotivo para o registro de todas as partes e acessórios utilizados na fabricação de veículos. O sistema original foi desenvolvido conjuntamente por: Audi, BMW, Daimler Chrysler, Ford, Opel, Porsche, Volkswagen e Volvo.

Por que esse sistema foi desenvolvido?
Com o IMDS você tem um sistema de arquivamento e manutenção de todos os materiais utilizados em veículos, em um unico banco de dados. Este sistema assegura que os fabricantes em regime "OEM", e seus fornecedores, obedecem normas, leis e diretrizes nacionais e internacionais. No futuro, a base de dados poderá facilitar o processo de reciclagem de veículos cuja vida útil tenha terminado.

O que é o ELV?
O ELV - End of Life Vehicles : significa “Fim da Vida Útil do Veículo”.


IMDS 


O IMDS é um banco de dados que cadastra todos os elementos que são compostos nas peças, conjuntos e subconjuntos automobilísticos visando a seguinte diretiva: “Para o ano de 2015, conforme a legislação vigente em várias partes do mundo, haverá a expectativa de que 95% de tudo que compõe um veículo seja reciclável Qualquer um que deseje reutilizar estes 95% das partes que formam tal veículo, deve saber com precisão quais os elementos que o compõem. No futuro, todos os fornecedores de componentes serão responsáveis pelo ciclo de vida de seus componentes, os quais englobam a operação, uso, disposição à natureza e seus impactos, seguindo as legislações vigentes nesta área. Para isso, cada fornecedor deve dispor informações necessárias e suficientes para a sociedade quanto à composição de seus componentes para que estes entrem na cadeia de reciclagem 
de forma correta.
O IMDS tem como objetivo reportar o conteúdo (substâncias básicas) dos produtos fornecidos à montadoras através de sua cadeia de fornecimento. A Diretiva Européia 2000/EC/53 torna proibido o uso do: Chumbo, Cromo Hexavalente, Mercúrio e Cádmio em produtos automotivos. O IMDS tornou-se uma ferramenta ágil e necessária para comunicação na cadeia automotiva. O PAPP (processo de aprovação de peças de produção) em sua quarta edição estabelece o requisito da análise crítica do cadastro do IMDS.



Acesso aos IMDS- Sua Empresa precisa se cadastrar no SITE - http://www.mdsystem.com/
 
 Apresentação IMDS
Apresentação IMDS 2
Apresentação IMDS 3

3 comentários:

  1. Muito bom o artigo!
    O site Brasil IMDS tem bastante conteúdo sobre IMDS também:
    http://brasilimds.wix.com/brasilimds

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo!
    O site Brasil IMDS tem bastante conteúdo sobre IMDS também:
    http://brasilimds.wix.com/brasilimds

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Tenho uma duvida
    Para um oleo protetivo interoperacional, nao seguira toda a vida do automovel.
    E necessario IMDS

    ResponderExcluir