Como postar assuntos relacionados
à gestão da qualidade sem falar de gestão de pessoas, para se obter êxito na
gestão da qualidade é necessário o engajamentos de pessoas e não só isso,mas a
maquina sistêmica só funciona movida a motivação das pessoas. Nesta ótica foi
que pensei; não posso só postar assuntos relacionados à área de qualidade, mas
abrangerei também assuntos relacionados às dificuldades das pessoas que compõem
esse sistema, você vai observar que o nosso blog é bem voltado a assuntos
atuais e diversos.Sendo assim fiquem a vontade para sugerir melhorias
para que o nosso blog não seja só
mais um dentre muitos, mas o que se difere entre muitos.
O colaborador desinteressado ou
desmotivado, é um desafio comum, e como lidar com ele, sem ter que removê-lo da
equipe?
Motivar para a qualidade, está na
base do ser humano, na sua essência. Naturalmente, e em combinação com
objetivos comuns, é possível haver espaço para novos projetos, além de
assegurar eficácia nos resultados.
A motivação para o
comprometimento das pessoas a um programa de Qualidade Total encontra-se mais
nas mãos da equipe do que no método de como fazer. Ela é viva e não é feita apenas
por palavras ou vontades, o envolvimento de todos é fundamental para o sucesso
do sistema.
As razões
mais comuns que levam o colaborador a este estado estão na falta de
reconhecimento, desconhecimento dos objetivos de sua atividade, na vê
perspectiva de crescimento futuro, processos mal estruturados, métricas
inadequadas ou inexistentes para medir a eficiência das equipes, falta de
estrutura para realização do seu trabalho, e na falta de capacidade dos seus
superiores hierárquicos.
A causa
do problema: Descubra
junto ao colaborador qual a razão do desinteresse e desmotivação. Ouça e
reflita. Para isso conheça seus colaboradores, saiba exatamente com
quem você trabalha o que pensam e como vêem a empresa. Isto valoriza seus
colaboradores.
Combatendo
a causa do problema:
Descoberta a causas ou as causas, haja no intuito de saná-las. Demonstre seu
interesse em ajudar, remova obstáculos, observe com atenção e crie um canal de
dialogo franco e sincero, como base para diagnosticar e resolver o problema.
Dialogando: Se o desinteresse e a
desmotivação do colaborador esta atrapalhando o desempenho da equipe, ou seu
trabalho, seja sincero e objetivo, diga isto a ele. Convoque-o para uma
conversa reservada.
Conhecimento
dos objetivos:
Comunique claramente os objetivos da empresa e da equipe. A Falta de clareza
faz com que colaboradores façam o mínimo necessário por não perceberem a
necessidade de fazer mais. Divulgue
as ações positivas, mande mensagens de agradecimento,
congratulações e incentivo, elogie, critique ou de sugestões para melhoria do
trabalho. Compartilhe resultados - bons ou ruins. Permita que os colaboradores
saibam como a organização está indo nos negócios. Mantenha aporta aberta para
os colaboradores, seja acessível, ande pala empresa.
Inspiração: Olhe para dentro de si, o que
faz você estar interessado e motivado? Dialogar e deixar transparecer sua
motivação e interesse pode fazer com que as pessoas se inspirem em você e
partilhem da sua motivação.
Superiores
imediatistas quase sempre implantam métodos terroristas, como estimular
competição entre colaboradores, ameaçar com demissões, acabar com benefícios,
humilhar publicamente, até mesmo ignorar colaboradores passando a não mais
cumprimentá-los, se quer olhar para eles.
E mais
Reconheça: O sentimento de ver o seu esforço sendo reconhecido é muito positivo, é um ótimo estimulante para seus colaboradores e equipe e mantém o bom clima na empresa.
E mais
Reconheça: O sentimento de ver o seu esforço sendo reconhecido é muito positivo, é um ótimo estimulante para seus colaboradores e equipe e mantém o bom clima na empresa.
Converse: Habitue-se a ter conversas informais
com seus colaboradores, aproveite para saber dos resultados e esforços, ofereça
conselhos à carreira, desenvolvimento pessoal e profissional, questione,
critique se necessário, elogie, além de dar animo aos colaboradores isto te
aproxima deles.
Comemore: Comemore cada meta atingida, cada elogio de
cliente, cada grande venda, em fim cada acontecimento positivo, seja ele
relacionado a empresa ou aos colaboradores. São atitudes como essas que fazem o
time ficar mais unido, animado e, claro, motivado.
Pequenas demonstrações de carinho, cuidado e afeto, com certeza serão
retribuídas - com mais trabalho, mais entusiasmo, revertendo em mais lucro para
a empresa.
Quando o
profissional está mais feliz, o ambiente de trabalho fica mais positivo e isso
é convertido em melhores resultados.
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