Se você acha interessante e produtiva aquela conversa anual com seu chefe, quando vocês discutem o desempenho e as realizações dos últimos meses, você é um cara ingênuo, uma vez que seu chefe dá esse feedback diariamente, no café, no banheiro… O encontro oficial é como ser jogado na boca do leão. E você precisa saber como se comportar quando estiver lá. Então, por favor – eu imploro- siga meus conselhos.
Observe bem seu chefe. Até como ele cumprimenta você revela o que que pensa sovre seu trabalho.
Regra1 Nunca peça feedbackComo eu disse, o melhor retorno do seu trabalho é aquele que você recebe todas as manhãs quando o chefe fala: “Vamos tomar um café?”. Isso diz tudo. Estou no mercado há 25 anos e nunca vi minha avaliação por escrito. Isso é para os caras perdedores. Mas você também não quer fugir do processo. Alguns chefes acham que não conseguem expressar seus sentimentos com clareza no dia-a-dia. Eles querem fortalecer essa musculatura em você. E você deve permitir que isso aconteça. Então, venha preparado para levar essa sova. Você vai sair arrasado, mas com certeza mais resistente.
Regra2 Fale poucoAvaliar o desempenho do funcionário lembra ao chefe que o cargo dele tem uma parte suja – ser crítico – e uma responsabilidade de ensinar, orientar e produzir mudanças onde for necessário. Não tente recorrer a cada idéia. Descobri que é bom responder coisas como: “Ah, entendo” e “Tá certo”, sempre que possível. Se quiser mesmo contestar, tente: “Estou ciente que você pensa assim há um tempo” ou “Agradeço por dizer isso, mas confesso que me pegou de surpresa”. Você é um ser racional. Ou pelo menos finja…
Regra3 Ouça o que é dito
Acredite se quiser, talvez você precise fazer algumas mudanças com base no conteúdo dessa conversa. Se, por exemplo, você levar um chute no queixo por chegar atrasado, pode ser produtivo chegar cedo por um tempo. Funciona assim: os chefes não gostam de pensar que todo aquele falatório só serve para desopilar o próprio fígado – mesmo que seja essa sua única utilidade.
Regra4 Preste atenção no que não é dito formalmenteMuitos chefes, a menos que estejam putos, têm dificuldade em fazer críticas na lata. Especialmente aqueles que gritam com freqüência. Estes se sentem muito mais à vontade para ter um ataque quando não há razão. Essa característica pode levar muitos deles a embalar coisas agradáveis num papel festivo. Mas há também o tipo que simplesmente não consegue cuspir um único elogio. Nesse caso, a formalidade do ambiente pode tornar a generosidade ainda mais difícil.
Regra5 Concorde sempreIndependentemente do tipo de besteira que seu chefe falar, das colocações absurdas ou críticas inconvenientes que soltar, você precisa manter o temperamento em ordem. Você tem que passar a imagem de estar agradecido por tanta informação valiosa. Qualquer outra atitude faz você parecer imaturo e insubordinado. Essa área é particularmente difícil para pessoas competitivas como você. Sua vontade é gritar: “Não! Não sou esquentado, seu idiota!”‘. Mas é melhor balançar a cabeça e engolir o sapo. Se você achar realmente necessário discordar de alguma coisa, faça com educação e sem se jogar na defesa. Como se o chefe dissesse: “Como assim, Roberto? Você teve aumento no mês passado!” e você respondesse: “Na verdade foi em 1998″. Bem calmo. Sacou?
Regra6 Dê o golpe certoGuarde toda sua munição para um único ataque no fim da sessão. Esse é um momento crucial e a execução deve ser perfeita. Você precisa unir tom adequado, ousadia na medida e uma certa pose. O que você realmente quer? Provavelmente (1) uma relação mais bacana com o chefe, (2) saber se você tem alguma chance de crescer na empresa e (3) um aumento. Solte algo como: “Essa conversa foi realmente boa. Respeito sua opinião e farei de tudo para retribuir a confiança que você deposita em mim. Quero que saiba que sou ambicioso e estou disposto a assumir cada vez mais responsabilidades. Vou provar que mereço esse crescimento”. E, ao sair da sala com a cabeça erguida, vire e fale: “Ah, e posso ganhar aquele belo aumento?”. Lembre-se: ele não pode dizer sim se você não fizer a pergunta.
Sucesso sempre.
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