Indicador-chave de
desempenho
Um Indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance
Indicator (KPI)), mede o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem
os processos de tecnologia da
informação permitem que o objetivo seja alcançado.
KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto
escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis
hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos
objetivos estratégicos da empresa.
Aplicações
- Tempo de tratamento de um pedido de mudança nos níveis de serviço.
- Frequência de levantamento de satisfação do cliente.
- Tempo de levantamento de assuntos relacionados a níveis de serviço.
- Impacto da qualidade de recursos financeiros adicionais para o atendimento do nível de serviço definido.
Os indicadores-chave de desempenho tiveram sua aplicação estendida às mais diversas questões referentes aos negócios e empresas. Com os recursos disponíveis de tecnologia de informação, hardware e software, pode-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado. Muitas empresas, quando nos referimos metaforicamente, trabalham com KPIs como instrumentos de sua navegação. Eles vão além das tradicionais métricas financeiras e passam a medir o sucesso dos processos nas organizações. A combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico em uma empresa.
Cabe aos altos executivos e suas equipes, definirem quais serão os
indicadores-chave de desempenho pois em uma empresa podem existir diversos
indicadores que de alguma forma apontam resultados e apoiam diagnósticos. Devem
ser eleitos como KPIs apenas aqueles cujo atingimento seja capaz de alinhar a
empresa com a sua visão e objetivos estratégicos. Um método constantemente
aplicado em organizações para a escolha dos indicadores chaves de desempenho é
o Balanced Scorecard.
Outro fato importante referente a ICDs/KPIs, é que quando forem
compatíveis e disponibilizados, é possível comparar desempenhos entre empresas.
As empresas de melhor desempenho podem servir de benchmark para outras que desejem estar
alinhadas com as melhores práticas no mercado.
Exemplos de KPIs
- Time to Market - Tempo de lançamento de um produto. Conta-se do desenvolvimento do Conceito à disponibilidade para venda.
- Lead Time - Tempo de Duração de um processo.
- OTIF - Sigla do inglês On time in Full que quer dizer: No tempo e completo. Aplicado à distribuição de produtos e/ou gerenciamento de fornecedores.
- Stock Out - Número de vezes ou dias que determinado item controlado no estoque chega ao saldo zero.
- Market Share - Fatia de mercado que um determinado produto possui em um período.
- Produtividade Homem/hora. Número de unidades produzidas por mão de obra escalada na produção.
- Ociosidade - % de tempo que uma máquina, equipe, ou planta ficam parados.
- Giro de Estoque - Consumo(Saídas) / Saldo Médio de estoque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário